Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb jose rodrigues lopes.jpg
Banner
Estágio não obrigatório PDF Imprimir E-mail
Qui, 18 de Fevereiro de 2010 14:12

O que é o Estágio Não Obrigatório?

É uma chance que o estudante tem de complementar o que aprende em sala de aula com uma atividade no mercado de trabalho.

Não é simplesmente trabalhar: as atividades precisam complementar o que ele aprende. Fazendo isso, o estudante vai ganhar experiência profissional, conhecer melhor como funciona uma empresa, ter uma noção mais clara de qual profissão quer seguir... e ainda vai receber por isso!

Quem pode fazer estágio?

Para participar do Estágio Não Obrigatório, você precisa:

  • ter 16 anos de idade completos;
  • estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada de Santa Catarina
  • estar cursando o ensino médio regular ou um curso de educação profissional, tecnológico ou de graduação.
  • ter frequência comprovada.

Como você pode fazer o estágio?

Procure o Orientador de Estágio de sua escola e faça o seu cadastro. Se você tiver entre 16 e 18 anos, precisará de autorização dos pais ou responsável.

Assim que seu cadastro estiver pronto, o Orientador vai se informar sobre a existência de alguma vaga para estágio (campo de Estágio) e vai encaminhar você para entrevista. Se você for aprovado, seu estágio está prestes a começar.

Para guiar você por todos os passos, elaboramos um fluxograma detalhado. Clique aqui {link para a página do fluxograma} para abrir.

Como o estágio funciona?

O objetivo do estágio não obrigatório é servir para que o aluno possa desenvolver atividades que ajudem a sua formação escolar. Em outras palavras, o estágio é uma atividade de complementação pedagógica. Qualquer aluno do ensino médio ou profissional de escola pública estadual pode realizar o estágio, desde que tenha 16 anos ou mais.

O estudante pode fazer seu estágio em qualquer empresa que estiver cadastrada na Gerência Regional. Às vezes, o contato entre o estudante e a empresa é feito pelo Orientador de Estágio - um funcionário da escola encarregado de cuidar do estágio - e às vezes existe um Agente Integrador - uma empresa especializada em encontrar estágios para os estudantes.

Quando estiver fazendo seu estágio, o estudante deverá ser responsável e profissional como qualquer trabalhador: deverá ser pontual ao trabalho, não faltar e cumprir suas atividades da melhor forma possível. Ele será avaliado pela empresa e pela escola por isso!

O estagiário também vai avaliar a empresa e todos os que acompanham o estágio. Isso serve para evitar irregularidades e para garantir o melhor tratamento possível aos estagiários; por isso, faça as avaliações de estágio sempre com muita responsabilidade!

Para informações detalhadas sobre o funcionamento do estágio, você pode consultar os arquivos da legislação sobre o estágio e da política do estágio não obrigatório.

Direitos do estagiário

  • Como o estágio não é "só um trabalho", mas uma atividade de aprendizado, o estudante precisa receber da empresa todo o apoio para executar suas atividades e complementar sua formação.
  • O estagiário precisa também atuar em várias atividades da empresa ao longo do estágio; não pode ser colocado em uma única função e ficar lá o tempo todo.
  • O Estagiário tem direito a seguro contra acidentes e a trabalhar em condições de higiene e segurança adequadas.

Documentos relacionados

 
Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3221-6000 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels