Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb jose rodrigues lopes.jpg
Banner
Mais Frutas na Escola PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Fevereiro de 2009 10:58
Embora as propostas de cardápios encaminhadas pela SED preconizem a utilização de frutas no mínimo duas vezes por semana, o consumo ainda é muito pequeno, tendo em vista que os cardápios são executados na escola sem a preocupação de inserir com regularidade esses alimentos na composição das refeições diárias.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as refeições diárias contemplem no mínimo três porções de frutas, pois elas ajudam a prevenir doenças e são valiosas fontes de vitaminas e minerais.

A aquisição de frutas, inicialmente a maçã, de forma centralizada tem a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar a desenvolver em sua prática pedagógica uma ação educacional que estimule o consumo de frutas na alimentação escolar, contribuindo para a promoção da qualidade de vida. merenda2.jpg

Este projeto além de incentivar o consumo da maçã, busca também estimular a utilização de outras frutas, dentre elas a banana, uma vez que Santa Catarina é um grande produtor deste alimento que pode ser servido in natura ou em preparações saborosas, como bolos, cremes, doces e sucos.

O projeto piloto foi implantado no segundo semestre de 2006, em cinco Regionais: Chapecó, Lages, Criciúma, Joinville e Florianópolis, sendo a maçã entregue na escola uma vez a cada quinzena.

O Objetivo Geral deste Projeto é o de estimular o consumo de frutas na alimentação escolar.

O trabalho com a maçã precisa ter um caráter interdisciplinar, ou seja, todas as disciplinas do currículo escolar devem fazer parte do projeto.

A avaliação deste projeto piloto foi realizada durante o processo de implantação e com análise dos resultados obtidos a partir da execução das ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares das regionais merenda3.jpgenvolvidas.

Aspectos que foram observados:

  • Aceitabilidade do alimento;
  • As mudanças de hábitos alimentares;
  • Apropriação de conhecimento de forma sistêmica e interdisciplinar sobre a temática alimentação saudável.

Ações de promoção de alimentação saudável desenvolvidas no cotidiano das Escolas

  • Estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, através de atividades educativas.
  • Adoção de práticas saudáveis, pela oferta de alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

Ampliação

Para 2007 o projeto será ampliado para mais seis regionais: Canaoinhas, Mafra, Campos Novos, Curitibanos, Tubarão e Blumenau, com entrega da fruta a partir do segundo semestre.
Regionais Participantes do Projeto Piloto em 2006

GERÊNCIA REGIONAL Nº UNIDADES ESCOLARES Nº ALUNOS
Chapecó 38 17.980
Criciúma 44 20.324
Grande Florianópolis 92 43.045
Joinville 63 33.876
Lages 42 23.604
 
Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3221-6000 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels