Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb jose rodrigues lopes.jpg
Mais Frutas na Escola PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Fevereiro de 2009 10:58
Embora as propostas de cardápios encaminhadas pela SED preconizem a utilização de frutas no mínimo duas vezes por semana, o consumo ainda é muito pequeno, tendo em vista que os cardápios são executados na escola sem a preocupação de inserir com regularidade esses alimentos na composição das refeições diárias.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as refeições diárias contemplem no mínimo três porções de frutas, pois elas ajudam a prevenir doenças e são valiosas fontes de vitaminas e minerais.

A aquisição de frutas, inicialmente a maçã, de forma centralizada tem a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar a desenvolver em sua prática pedagógica uma ação educacional que estimule o consumo de frutas na alimentação escolar, contribuindo para a promoção da qualidade de vida. merenda2.jpg

Este projeto além de incentivar o consumo da maçã, busca também estimular a utilização de outras frutas, dentre elas a banana, uma vez que Santa Catarina é um grande produtor deste alimento que pode ser servido in natura ou em preparações saborosas, como bolos, cremes, doces e sucos.

O projeto piloto foi implantado no segundo semestre de 2006, em cinco Regionais: Chapecó, Lages, Criciúma, Joinville e Florianópolis, sendo a maçã entregue na escola uma vez a cada quinzena.

O Objetivo Geral deste Projeto é o de estimular o consumo de frutas na alimentação escolar.

O trabalho com a maçã precisa ter um caráter interdisciplinar, ou seja, todas as disciplinas do currículo escolar devem fazer parte do projeto.

A avaliação deste projeto piloto foi realizada durante o processo de implantação e com análise dos resultados obtidos a partir da execução das ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares das regionais merenda3.jpgenvolvidas.

Aspectos que foram observados:

• Aceitabilidade do alimento;
  • As mudanças de hábitos alimentares;
  • Apropriação de conhecimento de forma sistêmica e interdisciplinar sobre a temática alimentação saudável.

Ações de promoção de alimentação saudável desenvolvidas no cotidiano das Escolas

• Estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, através de atividades educativas.
  • Adoção de práticas saudáveis, pela oferta de alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

Ampliação

Para 2007 o projeto será ampliado para mais seis regionais: Canaoinhas, Mafra, Campos Novos, Curitibanos, Tubarão e Blumenau, com entrega da fruta a partir do segundo semestre.
Regionais Participantes do Projeto Piloto em 2006

GERÊNCIA REGIONAL Nº UNIDADES ESCOLARES Nº ALUNOS
Chapecó 38 17.980
Criciúma 44 20.324