Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEBValdeteInesPiazera.jpg
Banner
Esporte na Escola
Na rede pública de ensino catarinense, o objeto de estudo da Educação Física são os macro conceitos de corporeidade e movimento, que se concretizam por meio dos conceitos de jogo, dança, ginástica e esporte, buscando “...ultrapassar as condições reinantes de consciência biologizante e eminentemente de performance, quer no âmbito individual, quer no coletivo, e se projete para uma consciência mais participativa e cooperativa, portanto cidadã” (Proposta Curricular de SC/98).

No espaço escolar dos sistemas de ensino é dever do Estado oportunizar programas esportivos extra-classe, e direito dos alunos a prática esportiva formal, de acordo com as regras internacionais das diversas modalidades, e a não formal, caracterizada pela liberdade e caráter lúdico desta prática, adaptada às condições dos educandos.

A política da SED possibilita a implantação de atividades que respeitam a cultura esportiva regionalmente, garantindo acesso e permanência no programa de inclusão social, criando condições objetivas de concretização com recursos financeiros e humanos, e encorajando a participação de todo contingente escolar, democratizando a prática esportiva.



Legislação PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Junho de 2008 17:32

Conheça a legislação que trata do esporte na escola.

Leia mais...
 
Xadrez nas Escolas PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Junho de 2008 17:31

A SED em parceria com Ministério dos Esportes e Ministério da Educação está implantando nas escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, o Projeto Xadrez nas Escolas.

O xadrez é uma atividade conceituada pela combinação de aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional é reconhecida internacionalmente, já que sua prática sistemática pelos estudantes contribui positivamente para o processo ensino aprendizagem.

A função da SED/DIEB é desenvolver ações junto a rede estadual de ensino, de acordo com os Pressupostos Filosóficos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e o Art. 3º, I, da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, alterada pela Lei nº 9.981, de 14 de julho de 2000, onde o desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, tem a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer".

 
Tênis Júnior nas Escolas PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Junho de 2008 17:31

A SED está implantando nas escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, o Projeto Tênis Júnior Escolar. Este projeto faz parte do programa de inclusão social que visa oportunizar as crianças novas aprendizagens que contribuirão de forma significativa para a formação cidadã.

Ressaltamos a importância da Educação Física neste contexto "... por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, devem reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão" ( PC/SC1998).

 
Programa Estadual Esporte Escolar – PEEE PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Junho de 2008 17:28

O Programa Estadual Esporte Escolar vem atender as deliberações do II Fórum Catarinense do Desporto, as diretrizes do Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto, da Política Estadual de Desportos e o compromisso expresso pelo Governo do Estado de Santa Catarina, no que se refere a contribuir para a inserção social, à melhoria da qualidade de vida e à formação da cidadania por meio da prática esportiva e do lazer, considerando as demandas e particularidades regionais.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3221-6000 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels