Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Joao XXIII.jpg
Banner
Livros em Braille PDF Imprimir E-mail
Sex, 22 de Agosto de 2008 13:25
O Programa Nacional do Livro Didático em Braille atende alunos cegos que cursam o ensino fundamental em escolas públicas de ensino regular e escolas especializadas sem fins lucrativos.
Para a transcrição e adaptação dos títulos, o FNDE tem parcerias com o Instituto Benjamin Constant (IBC), do Ministério da Educação, e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC). Os títulos adaptados para o sistema Braille são distribuídos, em meio magnético, a todos os CAPs e Núcleos de Apoio Pedagógico e Produção Braille do País.

Funcionamento -
a produção do livro em Braille é bastante minuciosa, exigindo técnicos com capacidades específicas, e compreende as seguintes fases:

Escolha - Esta fase funciona em consonância com o PNLD, que atende os demais alunos do ensino fundamental, quando o professor faz a escolha do livro com base no Guia de Livros Didáticos. O livro em Braille para o aluno cego deve ser o mesmo adotado para o restante da turma. Caso isso não seja possível, o MEC envia o título transcrito mais solicitado no município/estado ou, ainda, escolhe o título a ser enviado.

Convênio - Com base na escolha dos professores, o FNDE firma parcerias com o IBC e com a FDNC, que ficam responsáveis pela transcrição em Braille e pela impressão dos livros. Em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial também faz este tipo de transcrição.

Produção - Os títulos escolhidos pelos professores são avaliados com vistas à transcrição para o sistema Braille. Caso positivo, o livro é adaptado e é feita a transcrição, que pode ser manual ou pelo software Braille Fácil (programa de informática desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em parceria com o IBC). Após a transcrição, são realizadas duas revisões no material final, trabalho executado por profissionais cegos capacitados pelo IBC e pela FDNC, para que os exemplares possam ser impressos.
 
Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3221-6000 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels