A- A A+

diretora deise e o aluno eduardoRecebido sob aplausos e aclamado pela população fraiburguense. Assim foi a semana do aluno Eduardo Antunes Perosa, de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola de Educação Básica (EEB) São José, de Fraiburgo. O motivo das comemorações foi a conquista nacional do Campeonato de Xadrez Fenac.

Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, a conquista é motivo de orgulho para a região. “Ficamos muito contentes com o resultado fruto do empenho e da dedicação do Eduardo. Para nossas escolas é motivo de orgulho ter sido tão bem representado no campeonato nacional” afirmou.

Eduardo representou a escola e o estado no Festival Nacional da Criança (Fenac) – Sub 12, organizado pela Federação Brasiliense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez. O evento aconteceu de 21 a 23 de abril, em Brasília, no Distrito Federal, e mobilizou esportistas de vários estados brasileiros.

Leia mais...

27 04 Parceria Dayse Werner Salles 2Há mais de um ano a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) trabalham juntas em busca de alternativas para reconstrução da EEB Deyse Werner Salles. A parceria foi oficializada nesta quinta-feira, 27, entre o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, com a presença do promotor de Justiça, Davi do Espirito Santo. Na ocasião foi entregue a SED a proposta detalhada da UDESC e o cronograma de execução.

Após Audiência Pública promovida pela 25ª Promotoria de Justiça do Ministério Publico de Santa Catarina,  na terça-feira, 25, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Educação passará o terreno da EEB Deyse Werner Salles para  a Universidade que, em contrapartida, fará a reconstrução da escola. Localizada no bairro Capoeiras, na área Continental de Florianópolis, a escola possui amplo terreno que passará a abrigar a nova unidade escolar e o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da UDESC.

A área de cerca de 30 mil m² terá espaços para uso compartilhado entre a instituição de ensino superior, a escola e a comunidade, como o ginásio e o auditório. Além disso, a Udesc Cefid beneficiará alunos e moradores com projetos nas áreas de saúde, esporte e lazer e ainda oferecerá apoio pedagógico, com auxílio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, aos professores da unidade básica de ensino.

Leia mais...

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência de Avaliação da Educação Básica e Estatísticas Educacionais, reuniu nesta semana Coordenadores Regionais do Censo Escolar e Supervisores de Políticas e Planejamento Educacional para um curso de formação continuada voltado ao Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SiSGESC).

Reunindo cerca de 80 participantes ao longo de dois dias de debates e oficinas, a capacitação ‘Situação do Aluno 2016 – Período de Retificação e Avaliação’ serviu também para avaliar os resultados das etapas de execução da Migração de Dados para o Sistema EducaCenso realizado nos dois levantamentos do Censo Escolar 2016. Além desta completa formação, os Supervisores de Políticas e Planejamento, em especial, receberam treinamento sobre a sistemática da supervisão instituída a partir de 2017, a política do Ensino Médio para o estado e as coletas de dados do Censo Escolar, para que estes tenham informações e elementos para melhor orientar as escolas na execução da Coleta de Dados do Censo Escolar 2017.

Leia mais...

O calendário escolar define a próxima sexta-feira, 28, como dia letivo normal nas escolas da rede pública estadual. Por isso, as escolas devem manter suas atividades, sendo que a eventual ausência dos profissionais da educação será considerada falta nos termos da legislação em vigor.

Eventuais transtornos devido a paralisação do transporte devem ser analisados pela escola, juntamente com a Gerência Regional de Educação a fim de organizar a reposição das aulas e do conteúdo perdido. 

Equipe campeã 2É campeã! A equipe de Futebol Feminino da EEB Professora Lourdes A.S Lago, de Chapecó, comemora o título do Campeonato Escolar Brasileiro de Futebol Feminino Sub17, conquistado na manhã desta quarta-feira, 26, em Belém, no Pará. Com o título, as atletas irão representar o Brasil no Mundial Escolar de Futebol Feminino em Praga, na República Tcheca, em maio.

As atletas da Associação Desportiva Lourdes Lago (ADELL), representaram o Estado de Santa Catarina e a Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCD) na competição que iniciou na última sexta-feira (21). A partida decisiva foi com o colégio Ateneu, que representou o Estado do Ceará, a equipe de Chapecó garantiu o título com o placar de 3 a 0. Saiu invicta do campeonato, com 18 gols feitos e apenas um sofrido. 

Leia mais...

reunião plano de gestão 25 04 11Assessores de direção e Assistente Técnico-Pedagógicos (ATPs) das escolas da rede estadual localizadas na área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá participaram nesta terça-feira, 25, de uma reunião de trabalho com foco no Plano de Gestão Escolar (PGE).

O encontro, promovido pela tutoria de gestão escolar da Gered, com participação da Supervisora de Ensino, Cleusa Maria Felisberto Tavares, foi realizado no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, e teve como tema de discussão Gestão democrática e o papel do gestor

Leia mais...

Curso para gestores iniciou nesta segunda 24 de abrilEstiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 24, na sala de reuniões da EEF Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas, os 23 gestores das escolas estaduais da região junto à equipe da Gerência Regional de Educação de Canoinhas.

A formação continuada deste ano teve início no dia 5 de abril e tem previsão de término no dia 31 de dezembro, totalizando 100 horas, sendo 52 horas presenciais e 48 horas a distância. Durante o ano o curso terá seis encontros mensais de seis horas cada, realizado nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro. Serão realizados também mais dois encontros de oito horas nos meses de julho e novembro, com a realização de Seminário.

Leia mais...

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio do Setor de Licitações e Contratos, realizou na quinta-feira, 20 e nesta segunda-feira, 24, as sessões de abertura de propostas dos Editais Modalidade Carta Convite, do tipo menor preço, em regime de empreitada por preço global, números 005/2017, 006/2017, 007/2017 e 008/2017, visando a realização de adequações necessárias para a liberação de escolas estaduais localizadas nos Municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.

Na última quinta-feira, 20, a primeira licitação para readequações de equipamentos vitais/ sistemas preventivos de incêndio nas Escolas - EEB Protásio Joaquim da Cunha, EEB Normélio Cunha, EEB Doralina Clezar da Silva, EEB Praia da Gaivota, EEB Irineu Borhausen, EEB Macário Borba contou com a participação de 10 empresas. A proposta vencedora foi da Construtora Pais e Filhos, de Araranguá, no valor de R$ 68.463,27.

Também na quinta-feira, aconteceu a licitação para limpeza de reservatórios e desinsetização das Escolas: EEB Protásio Joaquim da Cunha, EEB Normélio Cunha, EEB Doralina Clezar da Silva, EEB Praia da Gaivota, EEB Irineu Borhausen e EEB Macário Borba. Houve a participação de quatro empresas e a proposta vencedora foi de Guimarães Saneamento Prestadora de Serviços Ltda, de Sombrio, no valor de R$ 16.987,20.

Leia mais...

A Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço, por meio do setor de Gestão Escolar, reuniu na última semana, os diretores, assessores e assistentes técnico-pedagógicos das escolas da Rede Estadual compreendidas pela ADR, para estudar as novas orientações da avaliação da aprendizagem. Participaram do encontro, 45 profissionais que terão a responsabilidade de realizar esta discussão com os professores das respectivas escolas onde atuam.

A Portaria 189/2017 da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, publicada no dia 10 de fevereiro, regulamentou a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino. De acordo com o gerente Regional de Educação, João Patinho, com a Portaria, as avaliações ficaram ainda mais criteriosas pelo fato de não termos mais os exames finais.

Leia mais...

Novas tecnologias em favor da Educação foto Helena MarquardtHá alguns anos, a alfabetização de crianças em todo o país era baseada em livros e no conteúdo repassado pelos professores no tradicional “quadro negro” e copiado pelos alunos em cadernos, mas atualmente a realidade da Educação em Santa Catarina vem sendo modificada graças ao uso de novas tecnologias. Hoje estudantes da Rede Estadual de Ensino podem contar com ferramentas como tablets, lousas digitais e computadores e ter acesso a jogos interativos que fazem a diferença na vida escolar das crianças e tornam o Estado uma referência quando o assunto é educação  de qualidade.

Um exemplo positivo de como as novas tecnologias tem ajudados professores e alunos, vem da escola de Educação Básica Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, onde os estudantes do primeiro ano aprenderam a ler e a escrever com o auxílio de jogos que além de divertir garantem resultados expressivos.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito