A- A A+

education aluno 1Ao longo desta semana está sendo dado mais um importante passo em direção à modernização da gestão educacional de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Google iniciou o processo de migração e ativação de todas as contas de e-mail das equipes da SED e das Gerências Regionais de Educação para o moderno painel de e-mail Google Educacional. Em adição às contas que já estavam ativas, esta nova etapa vai acrescentar mais de 33700 novos usuários ao programa.  

Oferecendo mais segurança e modernidade para a gestão da Rede Estadual, as novas contas permitem um monitoramento do transito de dados além de oferecer privilégios administrativos exclusivos para as equipes que vão administrar as contas. “Cada uma destas novas contas vai possuir um espaço de armazenamento de 5 terabytes disponíveis para o armazenamento de documentos e a transferência de arquivos pertinentes ao trabalho dos gestores que possuíam o final ‘@sed.sc.com.br’ em seus e-mails. Todo este trabalho esta sendo realizado com o apoio da equipe do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), que esta garantindo a transferência seja feita de maneira segura”, destacou o diretor da Diretoria de Tecnologia e Inovação Francisco Reis Von Hertwig.

Para garantir o uso correto das ferramentas e a transferência adequada das contas, a SED realizou uma série de webconferências com os multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e com os Gerentes Regionais de Educação das 35 Agências de Desenvolvimento Regional do Estado. Por meio destas reuniões todas as possíveis dúvidas poderão ser sanadas diretamente com as equipes das Gerências que receberam instrução da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI).

Leia mais...

Reunião aconteceu na tarde dA Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê realizou nesta segunda-feira, 11, reunião de encerramento com as assistentes de educação das unidades escolares de sua área de abrangência. Cerca de 50 profissionais participaram da atividade, que teve o objetivo de repassar informações referentes ao fechamento do ano letivo de 2017 e ainda fazer o encaminhamento para o início de 2018.

Entre os assuntos pautados estiveram a distribuição de aulas para servidores efetivos, vagas para professores admitidos em caráter temporário e cronograma de escolha de aulas do concurso de ingresso para educação regular e indígena. 

Leia mais...

Foto Sergio Nei CoelhoUma política de 10 anos para os educadores e profissionais que atuam nas unidades prisionais ligadas aos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), da rede estadual, terá como marca a universalização dos direitos humanos. Este é o conteúdo do Plano Estadual de Educação em Prisões 2016 - 2026 lançado nesta terça-feira, 12, pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e secretário em exercício da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, no Conselho Estadual de Educação (CEE). 

O documento foi construído a partir de seminários estaduais e cursos de formação continuada aos profissionais ligados a oferta da educação básica aos apenados. Além das Secretarias participaram do processo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), UNISUL, Conselho Estadual de Educação (CEE) e Fórum de Ensino de Jovens e Adultos.

De acordo com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, o documento reitera o compromisso da sociedade catarinense com a população carcerária, oferecendo-lhes formação básica como ferramenta para que possam reconstruir suas vidas e, consequentemente, proporcionar possibilidades de ressocialização. “A união das pastas permite o planejamento conjunto, o que resultará em ações mais eficazes das instituições governamentais em favor, especialmente, dos que estão privados da liberdade. Agora é efetivamente colocar em prática esta política e construir um estado mais justo, equilibrado e humano”, ressalta.  

Leia mais...

Foto Osvaldo Nocetti AscomA Secretaria de Estado da Educação (SED) promove nesta quarta, quinta e sexta-feira, 13, 14 e 15, as chamadas para escolha de vagas do Concurso Público de Ingresso no Magistério Estadual 2017. Foram ofertadas 1 mil vagas para professores e profissionais das áreas administrativas.

As chamadas serão realizadas por meio das 35 Gerências Regionais de Educação (Gered) e da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, seguindo o cronograma definido no Edital 2271/2017 da SED.

Serão 600 vagas para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, estas para disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia. As outras 400 vagas são para a área administrativa das escolas, sendo elas para Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional.

Leia mais...

MATÉRIA CAPINZALCom o objetivo de proporcionar aos alunos experiências culturais e integrar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática, duas turmas do 1º ano da EEB Mater Dolorum, de Capinzal, participaram nesta segunda e terça-feira, 11 e 12, de uma viagem cultural em Florianópolis e Pomerode. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, faz parte do Ensino Médio Integral em Tempo Integral. 

Em Florianópolis, os 40 estudantes acompanhados por professores e pela gestora escolar, Giana Carla Martins, visitaram a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e diferentes pontos turísticos, como o Centro Histórico, o Projeto Tamar entre outros. Em Pomerode conheceram a cidade e o zoológico. “Estou adorando sair da sala de aula e conhecer de fato os lugares. Os projetos do ensino médio em tempo integral são bem diferentes e enriquecem muito mais o aprendizado”, diz a aluna.

Leia mais...

Alunos e professores da escola com crianças da comunidade. Foto DivulgaçãoO clima natalino, somado à solidariedade e alegria, tomou conta da EEB Nossa Senhora de Fátima na última quarta-feira, 6. Por meio do projeto Escola Solidária, os alunos das turmas do Ensino Médio promoveram um evento de Natal para as crianças da comunidade no entorno da escola.

Cada uma das cinco turmas do Ensino Médio ficou responsável por adotar 15 crianças carentes da comunidade e os professores adotaram mais 15, totalizando 90 crianças beneficiadas. No dia do evento foram realizadas brincadeiras, distribuídos brinquedos, doces e roupas, tudo arrecadado e organizado pelos próprios alunos.

O diretor da unidade, Valdinei Luciano da Silva, explica que o projeto teve início em novembro, quando surgiu a idéia de despertar nos alunos o espírito solidário. “Trabalhamos com eles essa questão da bondade, buscamos ensinar que não se vive sozinho e que contribuir com ações em benefício dos menos favorecidos pode nos tornar muito mais feliz”, destaca.

Leia mais...

estágios01Os seis estudantes formandos do terceiro ano do Curso Técnico em Agricultura da Casa Familiar Rural (CFR) Ludovico de Marco, apresentaram, na última sexta-feira, 8, os relatórios de estágio e Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPVJ).

As temáticas dos projetos envolvem produção de codornas, produção de uvas, piscicultura, produção de cana-de-açúcar, olericultura e melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Além dos avaliadores, a família dos jovens e os supervisores de estágio também estavam presentes.

Dos seis formandos, cinco já estão com os projetos implantados em suas propriedades, em andamento e já com resultados preliminares. “O PPVJ é um instrumento que permite a permanência do jovem em sua propriedade, através da implantação de uma nova atividade ou melhoria de algum sistema produtivo que já vem sendo desenvolvido pela família”, explica a professora e zootecnista Letícia Paludo Vargas.

Leia mais...

alunos iee 10Estudantes que realizaram a pré-matrícula 2018 em uma das 39 unidades de ensino de Florianópolis têm até sexta-feira, 15, para confirmar a matrícula. Foram contabilizados 5.454 mil novos registros na rede. As vagas foram para o ensino fundamental, médio, profissionalizante e nos Cejas (Centro de Educação de Jovens e adultos).

A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos de idade até 31 de março de 2018, conforme legislação vigente. Também é preciso seguir os critérios de zoneamento, ou seja, a matrícula deve ser feita na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis.

A rede oferta diversas modalidades, entre elas: Regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI). O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente.

Leia mais...

Alunos entregaram doações arrecadadas. Foto DivulgaçãoAlunos das turmas do 5º ao 9º ano da EEB Engenheiro Annes Gualberto, de São Francisco do Sul, realizaram uma atividade diferente neste mês. Como parte de um projeto desenvolvido durante todo o ano letivo, os estudantes fizeram uma visita ao Lar dos Idosos situado no município.

O projeto de integração social, que ensina valores de cidadania e respeito ao próximo para os estudantes, é trabalhado o ano todo. De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Braga, no final de todos os anos os jovens são levados até o asilo para a ação de bondade. “Escolhemos o Lar dos Idosos por ser perto da escola, envolve a comunidade escolar. Nossos alunos gostam bastante”, conta.

Além do trabalho feito em sala de aula, os alunos arrecadaram alimentos, roupas e produtos de higiene para serem doados à instituição. No dia da visita as doações foram entregues acompanhadas de cartões de Natal produzidos pelos próprios estudantes.

Leia mais...

11 12 Reunião SED e Undime SED Thiago Marthendal 45A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) se reuniram nesta segunda-feira, 11, em Florianópolis, para tratar do planejamento colaborativo entre as duas instituições de ações educacionais para o ano de 2018. Além de uma série de alinhamentos referentes a calendário de aulas e transporte escolar, que são sempre tratados em conjunto entre as redes, os participantes deliberaram sobre a criação de uma série de comitês conjunto de trabalho para o próximo ano.

Contando com a participação do secretário da Educação Eduardo Deschamps, que, durante a abertura, destacou a importância da definição das pautas mais importantes a serem trabalhadas em conjunto pelas organizações, o evento contou com a presença do presidente da Undime, Roque Antônio Mattei, dos diretores de Articulação com os Municípios, de Gestão da Rede Estadual e de Políticas e Planejamento Educacional da SED. Esteve presente também no encontro a secretária adjunta da Educação, Elza Marina Moretto que, junto com equipe, apresentou os avanços no estabelecimento e monitoramento dos Planos Estadual e Municipais de Educação. 

A SED e a Undime atuam em regime de colaboração em uma série de atividades educacionais buscando oferecer o melhor da educação para toda a rede pública de Santa Catarina. Trabalhando pela soma de forças entre as administrações Municipais e do Estado, a parceria preza pela boa execução das políticas públicas educacionais. “Reuniões como esta que estamos realizando hoje são o material necessário para que o Estado e os Municípios possam estar em sintonia em todas suas ações”, disse o Presidente da Undime Roque Mattei. 

Deliberações

Segundo o diretor de Articulação com os Municípios Osmar Matiola, que presidiu a reunião, como encaminhamentos finais do encontro, ficaram firmados que além dos comitês conjuntos de trabalho já existentes, serão estabelecidos novos grupos para tratar da Base Nacional Comum Curricular e sua aplicação, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o programa Mais Educação. “A partir do estabelecimento e pleno funcionamento destes grupos de atividades será fixado um calendário de reuniões como a de hoje, entre as duas entidades para tratar do acompanhamento destas atividades, começando por uma reunião geral para mensurar o andamento dos projetos para o próximo ano”, destacou.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito