inicio ano letivo 5O primeiro dos 200 dias letivos da rede estadual de ensino foi nesta segunda-feira, dia 13, e o acolhimento dos alunos foi regado de muitas boas energias. A preparação foi dos professores e da direção das 21 unidades escolares pertencentes a Gerência de Educação de Videira. Ao todo, mais de 8500 alunos estiveram participando desse momento.

Para o aluno Gabriel  de Mello Dias dos Santos, de seis anos, o dia foi muito diferente. Ele, que tem síndrome de down, deixou a Apae, e passou a ser incluído no ensino regular. Na EEB Josefina Caldeira de Andrade da Regional, estudantes encontrou novos amigos e professores, que o recebeu de braços abertos.

Para a mãe, Janine Domingues de Melo, a escola está adaptada para receber e atender o seu filho. “Conheço a estrutura e o quadro de professores e tenho certeza que meu filho será bem atendido”, afirmou. Essa garantia é um compromisso da escola, que possui mais de 15 estudantes em condições semelhantes a de Gabriel.

inicio ano letivo 6A professora, Tania Moraes, pedagoga, com especialização em neuropsicopedagogia, psicopedagogia, transcritora de braile e intérprete de libras, garante que todos os esforços são empregados. Ela que recebeu a turma do primeiro ano, com uma leitura de um conto de piratas garante que a interação é que promove a educação.

“É desafiador participar do processo de alfabetização de uma criança, e, quanto maior for o desafio, maior é também a motivação. Nosso objetivo é garantir que todos os alunos ingressem no segundo ano alfabetizadas”, disse a professora destacando que o primeiro dia, também é momento de receber os pais e tranqüilizá-los.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, o acolhimento é um processo importante para a vida escolar. “Esse é o primeiro contato do ano dos alunos com as escolas, professores e colegas. A receptividade neste dia é importante, pois além de torná-los participantes, promove esse engajamento e envolvimento necessário”, ressaltou.

Na acolhida da EEB Josefina Caldeira de Andrade, os professores bolsistas do Programa de Iniciação a Docência do curso de Pedagogia da Unoesc Videira (PIBID) dramatizaram um conto sobre o respeito as diferenças. Os alunos ainda foram contemplados com um algodão doce.  Para Janice Aparecida Vacari Ariotti, o objetivo é demonstrar que voltar a escola é muito bom, e, estimulá-los a ampliar essa relação.

A gerente de Educação, Rita de Cássia Soares, destacou que o processo de acolhimento foi realizado em todas as escolas. “Cada escola, respeitando a sua individualidade, promoveram atividades específicas a fim de vem receber os seus alunos. Desejamos a todos os envolvidos que o ano seja muito produtivo e de muitas conquistas”, finalizou a gerente.