14 02 Formação Senso Escolar Situação Aluno SED Thiago Marthendal 10Foi concluído nesta quarta-feira, 15, o Curso de Formação Continuada Situação do Aluno 2016: Movimento e Rendimento. Reunindo cerca de 40 profissionais, juntamente com a equipe da SED, o encontro reuniu coordenadores Regionais no Censo Escolar para capacitar sobre o novo sistema de coleta de dados que esta implantado em Santa Catarina.

Realizado por meio da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional o encontro serviu para subsidiar e consolidar fluxos de informação entre Gerências de Educação, escolas e o Sistema Educacenso. De acordo com o diretor Gilberto Agnolin, o avanço do sistema poderá proporcionar novos métodos de coleta de informações. “Com um processo bem consolidado de cooperação entre as redes escolares e as Agências de Desenvolvimento Regional, este trabalho de arrecadação de informações e a consecutiva formulação de estratégias de ensino baseados nelas se torna cada vez mais rápido e eficaz”, destacou.

A segunda etapa do Censo Escolar iniciou no dia 1º de fevereiro. O curso tem a finalidade de coletar as informações de rendimento aprovado, reprovado, e movimentos como transferências, evasão e falecimento no final de cada ano letivo, de acordo com a matrícula inicial do Censo Escolar 2016.

14 02 Formação Senso Escolar Situação Aluno SED Thiago Marthendal 26Participam da coleta de dados as escolas federais, estaduais, municipais e privadas cadastradas no Sistema Educacenso, que informaram matrículas de escolarização na primeira etapa. Os resultados de rendimento e movimento escolar, juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Na ocasião, além da formação e debate sobre o curso, foram entregues aos Coordenadores Regionais 31 Projetores Multimídia, adquiridos através de recursos do Convênio INEP – Censo Escolar.

14 02 Formação Senso Escolar Situação Aluno SED Thiago Marthendal 38