A- A A+

Inscrições para concurso vão até dia 14 de agostoAlunos das escolas públicas de ensino médio do Brasil já podem se inscrever para participar da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, realizado pela empresa Samsung. Interessados podem se cadastrar até dia 14 de agosto por meio do site www.respostasparaoamanha.com.br.

O objetivo do concurso é estimular e difundir projetos desenvolvidos por estudantes sob coordenação de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem.

A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática sustentabilidade na escola, o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas, o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e a aproximação da escola com a comunidade.

A comissão julgadora do concurso, que é constituída por especialistas em educação, selecionará os melhores trabalhos apresentados e os alunos responsáveis receberão um certificado de participação. As 25 escolas cujos estudantes apresentarem os projetos em destaque receberão um notebook e um selo de vencedor regional.

Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu Projeto Vencedor pelo Júri Popular. Os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung, sendo um para o professor e outro para o diretor, além de tablets da marca para cada aluno da sala, troféu de Vencedor Nacional e medalhas.

Sobre o concurso

O prêmio é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-Americana das Organizações Sociais para a Educação (Reduca), além de outras parcerias regionais e locais para das visibilidade aos projetos.

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 67 mil estudantes orientados por cerca de 7.100 professores.

Destaque catarinense

Em 2015 Santa Catarina foi um dos cinco vencedores da região Sul do Brasil com o projeto da Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco, de Blumenau, e em 2016 esteve entre os estados com maior quantidade de projetos inscritos.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito