A- A A+

contagem merenda olga nunes2Embora ainda em fase experimental, está cada vez mais evidente que o novo sistema de contagem de alimentação escolar, por meio de tablets e cartões eletrônicos estudantis, veio para facilitar o controle das refeições servidas, garantindo agilidade nos trabalhos. E como a ideia do Governo do Estado é de ainda este em 2017 implementar em 270 escolas o novo método de controle, as equipes das Gerências Regionais de Educação estão acompanhando o andamento do processo nas escolas que já receberam.

O aplicativo de contagem automática foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica/GETIG, Divisão de Tecnologia da Informação (DITI), Gerência de Alimentação Escolar (GEALI), Diretoria de Articulação com os Municípios (DIAM), em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). 

Por meio dele, serão obtidas informações específicas sobre o número de alunos que utilizam a alimentação escolar, repetições, consumo de alimentação e outras informações necessárias que devem seguir o padrão estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

Durante a refeição, o aluno irá registrar o consumo da alimentação escolar através da Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc) que contém o QR Code e que será computado por meio de um tablet. 

A gestora da EEB Olga Nunes de Abreu, Lenice Burato dos Santos, do município de Coronel Martins, da Regional de São Miguel do Oeste, recebeu com euforia o modelo de contagem pela Supervisão de Articulação com os municípios e Núcleo de Tecnologia da Gerência Regional de Educação, setores responsáveis pela implantação do projeto na região. 

Além de Coronel Martins, a Supervisora Denize Maria Comunello Ranzan, visitou nesta semana também o município de São Bernardino, onde conferiu de perto o andamento dos trabalhos acerca da nova forma de contagem da alimentação servida aos estudantes da rede pública estadual. Na próxima semana a profissional visita o município de Campo Erê. 

Para as servidoras Denize e Sandra, que trabalham diretamente com o setor de alimentação escolar na região, trata-se de uma forma de legitimar a quantidade e garantir a qualidade da merenda. Durante as visitas realizadas para acompanhar o novo sistema, elas observaram que a ação oferece maior agilidade na contagem da merenda servida em relação ao método anteriormente utilizado. “É claro que há ajustes a serem feitos e estes só podem ser observados quando do acompanhamento realizado nas próprias instituições de ensino”. ressaltam. 

Escolas estaduais de Araranguá

Cinco escolas estaduais da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá estão participando de um projeto piloto da Secretaria de Estado da Educação para implantação de um novo método de contagem da alimentação escolar. O objetivo é automatizar o processo, tornando-o mais ágil, gerando economia e otimizando a contagem das refeições servidas com transferência automática de dados. 

Na Regional de Araranguá estão sendo contempladas as EEBs Araranguá, Castro Alves (Araranguá), Maria Garcia Pessi (Araranguá), João Colodel (Turvo) e Macário Borba (Sombrio). Segundo a supervisora de articulação com os Municípios da Gered, Rosmere Macalossi, a escolha por estas unidades estaduais deve-se ao fato de serem as maiores em número de alunos. 

A supervisora de articulação com os Municípios e a técnica do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) da Gered Araranguá, Maria Angélica Mello, acompanharam os representantes das cinco escolas em uma capacitação realizada nos dias 8 e 9 em Laguna, promovida pelo Ciasc e SED, para utilização do novo sistema. “Após a capacitação presencial, haverá um prazo de 60 dias para treinamento nas escolas que recebem o projeto piloto, com objetivo de iniciar em outubro o processo de contagem com o uso do aplicativo”, explica Rosmere Macalossi.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito