Evento é destinado para alunos do magistério da Grande FlorianópolisTerá início hoje, 12, a Semana do Magistério: Educação Inclusiva na Escola de Educação Básica Anibal Nunes Pires, em Florianópolis. O evento, que segue até sexta-feira, 15, é uma realização da unidade escolar, está em sua 15ª edição e faz parte do calendário de atividades do curso de magistério da escola, sempre com temas diferentes e relevantes dentro do cenário da educação.

De acordo com o professor e integrante da organização do evento, Rogério Ribeiro, este ano o tema Educação Inclusiva foi escolhido por ser uma discussão importante dentro e fora do cotidiano escolar. “Falamos de educação inclusiva não só nos referindo às pessoas com deficiência, mas também à inclusão cultural, inclusão nas questões digitais, entre outras”, explica.

A programação do evento oferece apresentações artísticas, palestras e 17 oficinas sobre assuntos ligados ao tema central. Podem participar das atividades alunos dos cursos de magistério das escolas estaduais da Grande Florianópolis. Interessados devem efetuar a inscrição pelo site http://anibalnunes2017.wixsite.com/escolanibal/semana-do-magisterio e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 na escola.

A Semana tem apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Programação completa:

Terça-feira – 12/09

19h – cerimônia de abertura
19h30 – mesa de abertura
Congresso Bruxólico: a história de Franklin Cascaes
Pano Encantado (autoria Lu Chamusca)

Quarta-feira – 13/09

Apresentação em libras da Parlenda: A Galinha do Vizinho
18h30 – Oficina 1 – Cultura digital e escola: desafios e perspectivas
18h30 – Oficina 2 – Reflexões sobre gênero, sexualidade, orientação sexual e educação sexual
18h30 – Oficina 3 – Afinal, os orixás entram na sala de aula? Diálogos sobre as crianças, os terreiros e os modos de resistência ao racismo
18h30 – Oficina 4 – Educação e diferença: vivências musicais (d)eficientes