A- A A+

Jovem Senador 2017O Senado Federal divulgou na última semana o resultado da 10ª edição do Concurso de Redação do Programa Jovem Senador com o tema Brasil plural: para falar de intolerância. Vanessa Loss Secchi, do 3º ano do ensino médio, da EEB João XXIII, de  Maravilha, conquistou o 1º lugar em Santa Catarina e está entre os 27 estudantes do Brasil que atuarão como jovens senadores em Brasília, de 27 novembro a 2 de dezembro.

Com o tema desta edição, Vanessa desenvolveu a redação argumentativa intitulada ‘As diversas facetas da intolerância’ apontando diferentes pontos históricos sobre o assunto. “Eu li muito sobre o tema e o apoio da professora Solange foi fundamental a cada redação corrigida. Me preparei, mas não esperava tamanha vitória. Estou muito feliz”, conta. 

A orientadora e professora  de língua portuguesa e literatura, Solange Puntel Marostica Turcatto, também  será premiada com uma viagem à Brasília e acompanhará  a aluna, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. “O concurso é uma forma de reconhecer que esses jovens podem ser ouvidos e que eles podem e têm poder de sugerir melhorias eficazes a partir da realidade deles”, afirma.

Para a docente a oportunidade é enriquecedora na troca de experiências e para o fomento de novas ideias. “É um momento que eles podem enxergar de outra forma os problemas e anseios do Brasil, principalmente com o contato que terão com jovens de outras regiões do nosso país”, finaliza.

Em segundo lugar, de Santa Catarina, foi classificada a estudante, da EEB Henrique Fontes, de Tubarão com a redação ‘Como Progredir enquanto a intolerância existir?’. A terceira colocação ficou com o aluno  Antonio Carlos Valentini  da EEB Santa Lúcia , localizada no município Novo Horizonte, com a redação ‘Menos intolerância, mais pluralidade’.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2017 se reuniu na primeira semana de outubro no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos de cada estado. Nesta edição, foram apresentadas ao projeto 153.955 redações em todo o país, um aumento de 35% em comparação com a Edição de 2016. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador

Sobre o Programa

Criado em 2011, o programa seleciona atualmente um aluno de cada Estado e do Distrito Federal para conhecer o funcionamento do Senado, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário. Em 2016, o programa mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos.

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior.

Também este ano, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 10.033 professores orientadores, um crescimento de 53% em relação à Edição de 2016. O Projeto atingiu, ainda, a marca de mais de um milhão de alunos mobilizados, totalizando 1.240.597 alunos desde a primeira edição em 2011.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito