encerramento gestúo escolar 14 11 1A tutoria de gestão escolar da Gerência de Educação, de Araranguá, reuniu na tarde desta terça-feira, 14, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), professores e diretores das 43 escolas estaduais do Extremo-sul para o 2º Seminário que marcou a conclusão do curso de gestão democrática e o papel do gestor II.

O encontro trouxe o relato de experiência na gestão democrática com foco na dimensão pedagógica, desenvolvido nas Escolas Estaduais – EEB Professora Maria Garcia Pessi, de Araranguá; EEB Manoel Gomes Baltazar, de Maracajá; EEB Patrulheiro Jucemar Paes, de Araranguá; EEB João Colodel, de Turvo; EEB João dos Santos Areão, de Santa Rosa do Sul.

Após a apresentação dos relatos, houve um momento para avaliação da formação, que foi considerada positiva pelos gestores. “De fato, os gestores estão entendendo o que é uma gestão democrática, iniciando esta prática na unidade escolar com mais segurança. Este movimento foi possível através dos encontros de estudo que aconteceram durante estes dois anos de caminhada”, avalia a tutora de gestão escolar da Gered Araranguá, Ana Dirce de Vila.

A tutora da 21ª Gered ainda destaca que a reelaboração dos Planos de Gestão Escolar (PGE) foi um dos principais impulsionadores da compreensão da dimensão da gestão escolar na prática. “Somente em um modelo de gestão democrática, que fortalece a participação e a autonomia na realização dos projetos pedagógicos das escolas, é possível enfrentar o grande desafio que é assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes”, completou.

Ana Dirce concluiu que o objetivo final de uma gestão democrática é a garantia de um processo de ensino-aprendizagem que promova a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sendo que a gestão participativa faz a diferença nos resultados alcançados pela escola.