Equipe conquistou 3 lugar nos Jogos Escolares da JuventudeA equipe catarinense masculina de basquetebol foi bem representada pelo time do Instituto Estadual de Educação (IEE) nos Jogos Escolares da Juventude. O grupo competiu na modalidade de 15 a 17 anos e conquistou o 3º lugar geral na competição.

O caminho para chegar até o nível nacional foi longo. Os jogos classificatórios começaram em 2016 com a vitória na etapa municipal de Florianópolis. Em 2017, os atletas competiram na etapa regional e estadual, sempre conquistando o primeiro lugar e garantindo a vaga na competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude.

A equipe, acompanhada pelo professor e técnico Kenyo Nunes, é formada por 10 alunos, sendo elesMatheus Henrique da Silva, Lucas Edison Rosa dos Santos, Luiz Henrique Silva dos Santos, João Pedro da Conceição, Jonas Nunes, Bruno Alves Mangueira, Matheus Passos, Gean Augusto Melo, Alexandre Duarte Cardoso e Erick Ribeiro da Silva.

De acordo com o professor, os estudantes se empenharam durante todas as competições para que o resultado fosse alcançado com êxito. “Eles foram muito bem, todos muito focados. Foi uma grande oportunidade na vida deles em diversos aspectos. Fiquei muito orgulhoso com o resultado e por saber que estamos colaborando para a formação de cidadãos por meio do esporte”, completa.

O capitão do time, Matheus Henrique da Silva, estudante do 2º ano do Ensino Médio, conta que todos ficaram felizes com o resultado. “Para mim, por exemplo, foi a primeira vez em competição grande assim, então o resultado foi muito bom. Quando perdemos em um dos jogos ficamos tristes, mas fomos fortes e conseguimos conquistar o terceiro lugar. Foi ótimo”, destaca.

1º jogo: Santa Catarina 124 x 25 Rondônia

2º jogo: Santa Catarina 70 x 54 Alagoas

3º jogo: Santa Catarina 73 x 58 Espírito Santo

4º jogo: Santa Catarina 64 x 70 Minas Gerais (semifinal)

5º jogo: Santa Catarina 86 x 47 Alagoas (conquista do 3º lugar)

Sobre os jogos

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Gobo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo do Distrito Federal.

Os números da competição são relevantes: foram quase 4.000 atletas, estudantes de 1.360 escolas públicas e privadas dos 27 estados brasileiros. Além do basquete, os jogos abrangeram também outras 13 modalidades, sendo elas o atletismo, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.