A- A A+

encceja 2018 1A partir desta segunda-feira, 16, até o próximo dia 27 de abril, estarão abertas as inscrições dos Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2018 pelo site. Para participar é necessário ter 15 anos (completos até o dia da prova) para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto.

O exame do ensino fundamental é nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. Para o ensino médio são divididas em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável pela elaboração, gestão da aplicação e correção do Encceja. A certificação é emitida pela Secretaria de Estado da Educação para o ensino fundamental e médio, já os Institutos Federais de Santa Catarina certificam somente para o ensino médio. O Encceja também emite a Declaração de Proficiência para quem é aprovado em uma ou mais disciplinas. 

Este ano, quem não comparecer deverá justificar a falta, caso contrário, terá que ressarcir o valor individual gasto pelo Governo Federal para a realização da prova sendo cerca de R$ 45. A ação foi motivada pelo fato do grande número de ausentes na última edição. Em Santa Catarina, mais de 64 mil se inscreveram nas provas do ensino fundamental e médio, porém aproximadamente de 50% dos candidatos realizaram a prova.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito