A- A A+

05 02 censo escolarO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia esta semana a segunda etapa do Censo Escolar 2018, módulo Situação do Aluno. Essa etapa coleta informações sobre rendimento e movimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo de 2018. Para isso, é importante que as equipes escolares utilizem os registros administrativos e acadêmicos, como ficha de matrícula, diário de classe, histórico escolar.

Todas as escolas públicas e privadas que informaram matrículas de escolarização e concluíram a declaração da primeira etapa do Censo Escolar 2018, o módulo Matrícula Inicial, devem declarar os dados da Situação do Aluno no Sistema Educacenso até 20 de março de 2019. As informações são declaradas no Sistema Educacenso, por meio das funcionalidades on-line ou Migração de Dados. Essa última opção, que pode ser utilizada pelas redes de ensino e escolas que possuem sistema próprio de gestão escolar, será a forma de coleta das escolas da rede estadual, conforme Portaria da Secretaria de Estado da Educação nº 1.453/2018. Após está etapa, será aberto o período de retificação, de 1 a 15 de abril. Os dados finais serão disponibilizados a partir de 10 de maio de 2019.

"Solicitamos aos gestores escolares ficarem atentos aos prazos estabelecidos neste período de coleta, assim como a veracidade das informações coletadas. Lembramos ainda sobre a importância dos dados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", enfatiza a gerente de Avaliação da Educação Básica e Estatísticas Educacionais, Liliane Knoll.

O Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, e a aprovação. Enquanto as médias de desempenho são obtidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os dados sobre aprovação são calculados a partir das informações de rendimento declaradas na “Situação do Aluno”.

Censo Escolar                  

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro.

A realização conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que gestores, comunidade escolar e sociedade civil possam compreender a situação educacional do país e com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, nº 111| Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito