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A gerência  Regional da Educação (Gered) de Chapecó, iniciou a semana com agenda voltada para prevenção. Nesta segunda-feira, 27, cerca de 80 professores participaram da segunda etapa da capacitação Faça Parar: pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil e prevenção as DTS/AIDS. O encontro foi realizado no auditório da Uceff faculdades.

O projeto está na quinta edição e tem por objetivo estimular  a denúncia da exploração sexual infanto-juvenil e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É desenvolvido em parceria com o Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (Gapa) de Chapecó e faz parte das atividades do Núcleo Regional de Educação Preventiva (Nepre) da Gered de Chapecó e dos núcleos escolares.

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IMG 0023Dando continuidade ao importante trabalho de subsidio para as escolas de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu a largada nesta segunda-feira, 27, para mais um ano de atividades dos Núcleos de Políticas das Diversidades.

Formalizados na SED, os Núcleos pedagógicos propõem políticas públicas afirmativas que visam a igualdade de oportunidades entre os diferentes, combinado com uma educação multidisciplinar e intersetorial. Os documentos debatidos e propostos pelos Núcleos oferecem suporte às escolas e estão fundamentados na Proposta Curricular de Santa Catarina, no Plano Estadual de Educação e em toda a legislação que define as políticas de cada temática.

Este primeiro dia de encontros dos Núcleos de Educação Ambiental (NEA), de Educação Indígena (NEI), de Educação e Prevenção (NEPRE), de Estudos Afrodescendentes (NEAD), de Políticas Educacionais do Campo (NEC), de Educação Quilombola (NEQUI) e de Educação Especial (NEESP) serviu para organizar o calendário de metas, atividades e reuniões dos grupos. Além disso foram definidos a participação e divulgação de cursos oferecidos pela SED e por parceiros da rede, propostos materiais de estudo e apresentados os novos membros participantes das discussões dos grupos.

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reunião TDAH 24 03 4O Setor de Ensino da Gerência Regional de Educação promoveu na última sexta-feira, 24, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, um encontro de capacitação sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, nas escolas da rede estadual. 

Participaram da reunião de trabalho os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEEs) e Articuladores de Educação Especial, em sua maioria Assistentes Técnico-Pedagógicos (Atps) das escolas regulares da rede estadual de ensino da área de abrangência da Gered Araranguá. 

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Estudantes que comprovam necessidade de alimentação diferenciada por razão de saúde recebem refeições adaptadas na rede pública estadual

merenda 4Alergias e intolerâncias a certos alimentos são cada vez mais frequentes entre as crianças. Para atender as necessidades de alunos que apresentam restrições a glúten, lactose ou precisam de uma dieta específica por motivo de doença, as empresas que elaboram as refeições na rede pública estadual de Santa Catarina seguem um cardápio especial desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação.

A garantia das refeições adaptadas para as necessidades alimentares dos alunos está prevista Lei Estadual nº 17.005/2016, sancionada em outubro de 2016. "Apesar de a adequação nas escolas catarinenses ser uma prática adotada por nós há anos, a legislação vem para reforçar a importância de se cuidar de casos especiais e para dar mais segurança aos pais e alunos que convivem com restrições alimentares", afirma a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação, Ane Silvia Brandini.

"Nossos nutricionistas estão preparados para fazer as mudanças e substituições de ingredientes nas refeições, mantendo o máximo possível a integração com o cardápio servido aos demais alunos", afirma a gerente operacional da Risotolândia, que fornece alimentação escolar para mais de 400 unidades no Estado.

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Projeto risotolândia 1Mais um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional será desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino da Gerência de Educação de Araranguá. O Colorindo o Prato tem como objetivo educar sobre a alimentação na idade escolar, para que as crianças cresçam com conhecimento acerca dos alimentos com qualidade, fundamental para a saúde. 

O projeto é realizado semestralmente pela Empresa Risotolândia (que fornece a alimentação escolar nas escolas da rede), e acompanhado pela Supervisão de Articulação com os Municípios da Gered. A supervisora Rosmere Macalossi e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias receberam no setor da Gered a nutricionista e supervisora operacional da Risotolândia, Grasiane Sartor Paganini, que apresentou as atividades que serão desenvolvidas neste semestre por meio do Colorindo o Prato. 

Entre as atividades, cada escola receberá um banner de fácil acesso aos alunos, cujo tema será discutido também em sala de aula. Os alunos receberão ainda um flyer que destaca os principais grupos alimentares que fazem parte da alimentação brasileira, entre eles leguminosas; cereais, raízes e tubérculos; legumes e verduras; castanhas e nozes; água; leite e queijos; frutas; carnes e ovos. O material destaca as propriedades de cada grupo, para sensibilizar também os pais ou responsáveis sobre o assunto. Como complemento da atividade, será sugerido que os alunos descrevam sua rotina alimentar, realizando uma autoavaliação da mesma. 

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A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga por meio da Gerência de Educação oportuniza inscrição gratuita de professores da rede estadual de ensino na 13ª Jornada das Licenciaturas da Fai Faculdades. O evento inicia no dia 30 de março e neste ano explora o tema Educar para Humanizar: o sentido da vida. 

Na tarde de sexta-feira, 24, o secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, recebeu em seu gabinete o presidente da Fai Faculdades, Leandro Sorgatto para assinatura do contrato de parceria entre o Governo do Estado, ADR Itapiranga e Fai Faculdades (foto). O ato teve participação da gerente Regional de Educação, Marina Bianchi.  

As inscrições antecipadas devem ser efetivadas até o dia 27 de março pelo site da instituição de ensino superior www.faifaculdades.edu.br. Para eventuais dúvidas será possível entrar em contato pelo telefone 49-36788700. “Este é um evento tradicional com participação de professores e acadêmicos de toda região”, complementa Bianchi.

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Curso NTEA Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos iniciou na última quarta-feira, 22, a formação continuada de Introdução ao Google APPs For Education. O curso realizado por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) visa difundir os recursos do Google Apps entre os profissionais da educação da rede estadual e é ministrado na ADR Palmitos.

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cedup abdon1A semana termina com boa e importante ação do Governo do Estado de Santa Catarina na região de Campos Novos. O Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) Ernesto Antônio Debastiani, de Abdon Batista, abriu suas portas, na segunda-feira, 20, para receber a primeira turma do curso técnico em Agropecuária. 

Com 27 alunos matriculados, a instituição passa agora a atuar, trazendo novas oportunidades de capacitação técnica para os municípios da ADR Campos Novos. Inicialmente, o ramo escolhido pelos municípios foi a agropecuária, já que este é o carro-chefe no desenvolvimento econômico da região.

A aula inaugural contou com a participação de pais dos alunos e autoridades regionais e municipais. Além da solenidade, os alunos tiveram uma palestra com o engenheiro agrônomo da Epagri de Campos Novos, Humberto Bicca Neto, que apresentou de que forma a tecnologia e manejo adequado podem auxiliar no desenvolvimento e geração de lucros da bacia leiteira da região.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu mais de R$ 6,7 milhões na estrutura física do Cedup. Todo o mobiliário disponível também foi custeado pelo Estado. O Cedup possui 12 salas de aula, laboratórios de Química, Física, Matemática, Línguas, Biologia e Informática, Ginásio de Esportes, Biblioteca, Auditório, Cozinha e Refeitório. 

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grande3 corAs inscrições para um dos maiores eventos educacionais do Brasil estão abertas até o dia 28 de Abril. A 9ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) vai reunir equipes de alunos e professores de todas as redes estudantis, ao longo de cinco fases de competição. Podem participar estudantes de escolas públicas e particulares, dos ensinos fundamental (oitavo e nono anos) e médio.

As equipes devem ser formadas por três estudantes e um professor. A competição tem cinco fases online, nas quais os participantes têm que resolver questões de múltipla escolha e desenvolver tarefas. Cada fase dura uma semana e as respostas podem ser resolvidas por meio de debates, pesquisas em livros e na internet e com a orientação do professor. A primeira terá início dia 8 de maio e última termina em 10 de junho. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) classificadas para a final seguem para Campinas, São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, onde farão prova dissertativa.

Em 2016, a olimpíada reuniu 42,7 mil alunos de cidades de todos os estados brasileiros. Neste ano, a expectativa da organização da ONHB é que o número de inscritos seja ainda maior. “O nosso ponto não é descobrir quem é o aluno que mais sabe história, mas quais são as equipes que mais conseguiram se dedicar e aprender história”, detalha a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello. Para ela, a competição tem uma proposta inovadora ao incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas.

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A Epagri em parceria com unidades escolares promoveu palestras de conscientização

1 Dia Mundial da Água EEB Lindo Sardagna foto Helena Marquardt ADR IbiramaO Dia Mundial da Água celebrado em 22 de março foi de debate e ações para incentivar sobre o uso consciente da água entre os alunos da rede estadual. Escolas de diferentes regiões do Estado abordaram o tema com palestras, trabalhos interdisciplinares e debates. A Secretaria de Estado da Educação estabelece por meio do calendário escolar que as unidades trabalhem assuntos pontuais como sustentabilidade.

Em parceria com a Epagri as escolas Nossa Senhora e João Frederico Heck do município de Angelina, na Grande Florianópolis, promoveram palestras com especialistas. O dia marcado como Jornada Educativa iniciou os trabalhos na EEB João Frederico na terça-feira, 21.

Nossa SenhoraA EEB Nossa Senhora articulou o encontro na busca de reforçar o compromisso de todos em relação ao destino correto dos resíduos sólidos. A diretora da EEB Nossa Senhora, Fernanda Sens May, ressaltou sobre a importância da escola abordar o tema. “O ambiente escolar também é espaço educador sustentável e promotor de saúde, identificando a educação ambiental como estratégia de ensino- aprendizagem”, explica.

Durante toda a semana, os alunos do Vale Norte estudaram o tema em todas as disciplinas e para finalizar a programação, comemoraram o Dia Mundial da Água colando cartazes em sala e até cantando.

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