A- A A+

São Lourenço do OesteEstudantes de todo o Estado se empenharam durante toda a semana na etapa regional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Agora é a hora de se preparar para a etapa estadual que será entre 7 e 9 de maio em Laguna. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” a Conferência é realizada em quatro etapas: interna (escola), regional, estadual e nacional. O objetivo é mobilizar a comunidade escolar para fortalecer a educação ambiental na educação básica.

Entre os eventos realizados, as Regionais de São Lourenço do Oeste, Videira, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Rio do Sul mobilizaram dezenas de alunos e escolheram os delegados que representarão a Regional em maio.

Estudantes de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano de escolas estaduais e municipais de sete municípios compreendidos pela Regional de São Lourenço, levaram a público seus trabalhos pela preservação das águas na etapa regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente realizada nesta semana, na quarta-feira, 17, em São Lourenço do Oeste.

encceja 2018 1A partir desta segunda-feira, 16, até o próximo dia 27 de abril, estarão abertas as inscrições dos Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2018 pelo site. Para participar é necessário ter 15 anos (completos até o dia da prova) para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto.

O exame do ensino fundamental é nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. Para o ensino médio são divididas em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

Palestra do desembargador Ricardo Roesler EEM Osvaldo Aranha 2Jovens com 16 e 17 anos facultados a votar nas eleições de outubro conheceram mais sobre o funcionamento do processo eleitoral em Santa Catarina. A campanha O voto é meu – meu futuro, minha escolha, foi apresentada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) aos estudantes das Escolas de Ensino Médio Governador Celso Ramos e Osvaldo Aranha, em Joinville. As palestras foram na manhã desta sexta-feira, 20, com a presença do presidente da Corte, desembargador Ricardo Roesler e a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, e o prefeito Udo Döhler.

Alice Aragão Bravo Rizzo, 16, aluna do segundo ano do ensino médio questionou: Se eu votar branco ou nulo o que acontece? “Ambos os votos serão desconsiderados na contagem do resultado da eleição e, quando no futuro reclamar do governo precisará recordar que não exerceu a sua cidadania ao ajudar a escolher o seu representante”, explicou o servidor do TRE, doutor Carlos Eduardo Justen.

Mais de 40 escolas recebem kits escolares no OesteA Gerência de Educação (Gered), de Maravilha, finalizou essa semana a entrega de kits escolares, repassados pelo Governo do Estado as 47 unidades escolares. Foram entregues pela equipe escolar e alunos kits compostos por cola, compasso, esquadro, transferidor, folhas A4, régua, apontador, borracha, caneta esferográfica, lápis, lápis de cor, caderno brochura, caderno de desenho e caderno universitário.

O valor do material entregue soma mais de R$ 100 mil, a distribuição fica sobre responsabilidade da direção da escola conforme a necessidade dos alunos. De acordo com a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath é uma ação importante do Governo do Estado que garante uma educação inclusiva de oportunidades, são investimentos essenciais para o ensino de qualidade.

IMG 8660A Escola de Educação Básica Silvio Romero do município de Bom Jesus do Oeste recebeu reforma geral e instalações preventivas contra incêndio. A cerimônia de entrega da reforma ocorreu na tarde de quinta-feira 19, e contou com a presença do secretário Executivo, Jonas Dall´Agnol, gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath, gerente de Infraestrutura Amanda Cucchi, consultora Jurídica Rosi Carletto Zanella, prefeito de Bom Jesus do Oeste Ronaldo Luis Senger, direção, professores, APP da escola, alunos e demais lideranças locais e regionais.

Foram investidos R$ 297,3 mil na escola que atende 187 alunos. A escola recebeu instalação do preventivo contra incêndio, substituição da cobertura, da parte elétrica, da iluminação e do forro, colocação de piso cerâmico em alguns ambientes, troca de janelas e portas, pintura geral, sistema de drenagem pluvial, reforma dos banheiros e demais adequações que garantem a acessibilidade da escola.

O projeto incentiva a leitura e leva escritores à unidade para bate-papo com os estudantes

Doe um Livro e Transforme Vidas 12Com o objetivo de auxiliar estudantes em um projeto de leitura, além de ampliar o acervo da biblioteca escolar, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), de Ibirama, promove a campanha Doe um Livro e Transforme Vidas. Os exemplares irão beneficiar os estudantes do ensino fundamental e médio do CEJA de Ibirama.

O projeto Círculo da Leitura, desenvolvido pela professora de língua portuguesa Carolina Gomes Carradore Gonçalves foi o que motivou a criação da campanha idealizada pelos estudantes para que pudessem contemplar toda a comunidade do CEJA. “Temos bons livros, mas observei que os alunos não se interessam tanto pela literatura infanto-juvenil, pois a turma é formada por adultos e eles querem obras mais adultas”, conta.

Uma das propostas do projeto é levar à escola escritores como a visita de Margarida Lorena Zago, também presidente da Academia de Letras do Brasil-Santa Catarina, de Presidente Getúlio. Ela participou de uma roda de conversa com a turma do ensino fundamental do CEJA de Ibirama. “É um momento único estar aqui com vocês, participar da campanha do livro e ainda do projeto Círculo da Leitura. Permaneçam sempre em busca da leitura e escrita, irão transformar a vida de vocês”, enfatizou.

IMG 8312Ao longo desta semana milhares de alunos da redes estadual e municipais de ensino estão envolvidos com a etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Ação dos Ministérios da Educação e Meio Ambiente, tendo como tema esta edição Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas.

A Conferência levou para a comunidade escolar o desafio de dialogar de forma participativa acerca dos problemas socioambientais locais. Um dos momentos mais esperados desta etapa foi a escolha dos delegados para representar a etapa estadual no próximo mês em Laguna.

Na terça-feira 17 a conferência foi realizada no município de Palmitos, participaram 17 escolas estaduais e duas municipais no dia 18 foi realizada em Maravilha onde participaram 27 escolas estaduais. Foram realizadas na etapa regional, apresentações e palestras alusivas ao tema. O estudante delegado Lucas Hartmann da EEF Sede Oldenburg e Nathalia Frare da EEB Cardeal Arcoverde foram os classificados para representar a Região na próxima etapa. Em Maravilha os três delegados escolhidos são Mariana Meneghetti da EEB. Hélio Wasum, Leonardo Cerisolli da EEB. La Salle e Lucas Ceccon da EEB. Prof. Silvio Romero.

09 04 Alimentação Escolar IEE Thiago Marthendal 37Comer com regularidade, com atenção e em boa companhia são princípios previstos no Guia Alimentar da População Brasileira e que passam a ser reforçados nas escolas de Santa Catarina com o lançamento do concurso “Bons momentos são feitos para dividir”. Até 15 de setembro, as unidades estaduais de ensino podem inscrever projetos que estimulem os alunos a ter um recreio mais agradável junto aos colegas e ainda concorrer a uma TV 39”. A iniciativa é da Secretaria da Educação (SED) em parceria com as empresas Nutriplus e Risotolândia, responsáveis pelo fornecimento das refeições escolares no estado.

De acordo o diretor de articulação da SED, Osmar Matiola, esta é mais uma oportunidade de reforçar os benefícios da alimentação saudável. “O desafio está lançado e nós torcemos para que as escolas tragam boas estratégias para que os estudantes possam se alimentar de forma ainda melhor”, enfatiza.

Foto02Realizado pelas alunas Aline Franke e Carla Roberta Detroz Vieira, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lebon Régis, o projeto “Identificação de fungos liquenizados presentes nos troncos de Araucaria angustifolia da região de Campo Alegre - Santa Catarina” está representando a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra e o estado de Santa Catarina no 3º Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro (ACAMCINOBR), entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na cidade de Portalegre, Rio Grande do Norte.

O trabalho científico, orientado pelos professores Luana Pachechne, de química, e Thiago Alex Dreveck, de Biologia, recebeu o apoio do diretor escolar Paulo Meister e o suporte e parceria da ADR Mafra, por meio da Gerência de Educação e do Núcleo de Tecnologia Educacional de São Bento do Sul.

Conae Turvo 18 04 2A etapa Intermunicipal da 3ª CONAE (Conferência Nacional da Educação), com o tema A consolidação do Sistema nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, foi realizada nesta quarta-feira, 18, durante manhã e tarde, no Centro de Eventos de Turvo.

O evento foi coordenado pela Comissão de Secretários de Educação da Amesc (Associação de Municípios do Extremo-Sul), e apoio técnico da Gerência Regional de Educação (Gered), de Araranguá. “Foi um dia muito produtivo, com ampla participação de gestores dos municípios, de escolas e universidades, professores, pais e alunos. Parabéns à organização que teve à frente a Secretária de Educação de Turvo, Suzana Clara Miranda, que com a parceria dos demais municípios da Região realizou um belo encontro”, disse a gerente regional de educação, Celina Hobold da Rosa. 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito