Muro EEB Professora Ursulina Senna de Castro cercado 2A sexta-feira foi de reparos em escolas estaduais, depois da tempestade que atingiu a Grande Florianópolis na tarde de quinta-feira, 12. A Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu notificações de estragos em 14 escolas estaduais da região, com registros de alagamento, danos em telhado e forros de PVC, queda de muro, vidros quebrados e interrupção da distribuição de energia elétrica.

WhatsApp Image 2019 12 11 at 17.48.18Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano Ensino Médio da rede pública estadual de Santa Catarina terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional em 2020. A parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado da Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) irá colocar em prática as formações do programa Aprendizagem Criativa, que serão realizadas no contraturno escolar. A contratação foi assinada nesta quarta-feira, 11, na SED, em Florianópolis.

ProgramaO projeto “Penso, Logo Destino”, que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, será lançado na próxima terça-feira, 17, às 10h, no Cigerd, em Florianópolis. A Secretaria de Estado da Educação (SED) é parceira da iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA). As secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Administração Prisional e a Polícia Militar Ambiental também auxiliam no projeto.

FormaçãoA equipe de gestores da Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou nesta segunda-feira, 9, o Workshop sobre Planejamento Estratégico Nível “Estratégico”, em Florianópolis, para conversar sobre propósito, identidade e qualidade no serviço público. A atividade auxiliou cerca de 60 diretores, gerentes e profissionais em outros cargos de gestão participantes a alinharem um propósito organizacional comum, que norteia os objetivos, as estratégias e as ações na atuação da SED pela educação catarinense.

SALA DE AULA SISTEMA PENITENCIÁRIODois alunos da escola do Complexo Penitenciário de Florianópolis, Carlos Renato dos Santos e Julio Moura Melgarejo, foram classificados, respectivamente, em 1º e 2º lugar na Categoria IV do Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O resultado final foi divulgado no mês de novembro e o primeiro colocado foi o único do estado, entre todas as categorias, a atingir a nota 100. A categoria IV, que contou com 921 concorrentes em Santa Catarina, é destinada para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro.

Visita Oeste 2O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, esteve nesta quinta-feira, 05, no Meio Oeste e no Extremo Oeste catarinense para acompanhar os preparativos para o final do ano letivo de 2019 e o começo no ano letivo de 2020.

Concurso de Ingresso ao Magistério 3a chamadaA Secretaria de Estado da Educação (SED) lançou nesta segunda-feira, 02, o Edital Nº 2704/2019, que estabelece os procedimentos para a escolha de vagas da 3ª chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual. Os cargos disponíveis são de Professor, Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional, nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e nas escolas Indígenas. A escolha de vagas acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro nas Coordenadorias e nas Supervisões Regionais de Educação.

Foto MatériaGestores escolares, coordenadores escolares, professores, alunos e coordenadores regionais das 31 escolas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMTI) participam, nesta terça e quarta-feira, em Florianópolis, do III Seminário de Saberes e Práticas da Educação Integral de Santa Catarina.

02 12 Educação lança iniciação em inovação e tecnologia para alunos da rede pública em SCO Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, assinou nesta segunda-feira, 2, o termo de convênio que implementa o EDUtec, um programa de qualificação para inovação e tecnologia. A iniciativa em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) oferta, a partir de 2020, até 500 vagas em cursos gratuitos para alunos da rede estadual de ensino. A assinatura do convênio foi realizada durante o lançamento do Nidus, programa de Inovação Aberta do Governo do Estado de Santa Catarina, na sede da ACATE, em Florianópolis.

Lucas repassando o texto 1Um documentário literário de 45 minutos foi produzido em sala de aula pelos alunos da EEB Professor Manoel da Silva Quadros, de Canoinhas. A produção reuniu depoimentos da comunidade; atuação de pais, alunos e conhecidos; narração de ex-aluno da escola e finalização e edição de amigos. A ideia surgiu quando o professor de Língua Portuguesa e Literatura, Júlio César Vieira, juntamente com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, abraçaram o desafio de produzir um documentário de 5 minutos para participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.