formacoes live sedA agenda de lives desta semana tem como público-alvo os educadores do Ensino Fundamental na rede estadual de Santa Catarina. De segunda, 21 de setembro, a sexta-feira, 25, as transmissões online do 2º Ciclo de Formação de Professores - promovido pela Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação - abordam metodologias, uso de tecnologias digitais e organizadores curriculares nas áreas de Geografia, Ciências e História.

premio inovacao catarinense 2Professores, estudantes da educação básica, pesquisadores, empresas e governos com trajetória de destaque na inovação serão homenageados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Já estão abertas as inscrições para uma das mais tradicionais premiações do Estado, o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, edição 2020. Os interessados em participar podem se inscrever até 3 de novembro diretamente na plataforma da fundação.

Educação Profissional e TecnológicaO Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), oferece 160 vagas em Santa Catarina para o curso de especialização lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A pós-graduação é voltada aos professores que atuam em disciplinas na área técnica de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino.

WhatsApp Image 2020 09 17 at 10.33.19As inscrições para o Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Catarina foram prorrogadas até a próxima terça-feira, dia 22 de setembro. Neste ano, a segunda edição do concurso vai reconhecer o desenho mais criativo com o tema “Como praticar a honestidade?”. Todo o processo de inscrições e o evento de premiação dos trabalhos serão totalmente online, em função da pandemia do novo coronavírus.

Educacao fisica pandemia rede estadual scEm meio à pandemia do coronavírus, com a suspensão de aulas presenciais no Estado, professores de Educação Física precisaram encontrar uma forma de se reinventar para manter a atenção de seus alunos. E a solução encontrada foi trocando experiências via internet.

minha nova escola preve r 12 bilhao em investimentos e realiza entrega de equipamentos de informatica 20190828 1533607265Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2019 indicam que Santa Catarina segue acima da média nacional no Ensino Fundamental e melhorou o desempenho entre os alunos do Ensino Médio, nível que historicamente representa os maiores desafios para a Educação. O levantamento foi divulgado na manhã desta terça-feira, 15. Realizado a cada dois anos, o Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para o medir o desempenho do sistema educacional brasileiro.

EEB Prof. Padre Schuler Cocal do Sul 1Com foco no ensino inovador, 307 escolas da rede estadual de ensino receberam na última semana lousas digitais adquiridas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para uso de alunos e professores. A expectativa é que 141 mil estudantes poderão aprender de forma mais interativa e interessante com os equipamentos durante as atividades virtuais ou no retorno das atividades presenciais.

Banco de ImagensA terceira semana de setembro é voltada especialmente aos educadores do Ensino Fundamental, com o 2º Ciclo de Formação de Professores, promovido pela Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação. De segunda, 14, a sexta-feira, 18, as transmissões on-line que ficarão gravadas e disponibilizadas no site da SED abordam metodologias, uso de tecnologias digitais e organizadores curriculares em diferentes áreas do ensino. Mais de 16 mil educadores da rede estadual de Ensino de Santa Catarina são o público alvo dos webinars.

lutoA Secretaria de Estado da Educação manifesta pesar pelo falecimento do servidor Ademar Vicente, 50 anos. A trajetória de 30 anos no magistério foi interrompida no último sábado, 12. Ademar não resistiu a complicações do quadro de Covid-19. O professor iniciou a carreira em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí e, desde 1998, atuava na EEB Walmor Ribeiro, no município de Ibirama. Após anos lecionando para as séries iniciais do Ensino Fundamental, atualmente ele atuava como Assessor de Direção da escola. Reconhecido como um profissional comprometido com sua função e querido pelos alunos, Ademar foi homenageado com carinho pela escola, ao longo do final de semana, por ter dedicado sua vida ao magistério.

saberes indígenas na escola 2020Estão abertas as inscrições de processo seletivo para a 4ª Edição do Programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”, ASIE/SC, resultado de exercício conjunto entre a SED/SC, UFSC, Escolas/comunidades Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng.

O Processo Seletivo destina-se ao provimento de vagas para professores cursistas e orientadores de estudo. Poderão participar orientadores pedagógicos e professores vinculados a escolas indígenas da Rede Pública Estadual, preferencialmente àqueles que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” tem por objetivo a formação continuada de professores indígenas e produção de materiais didático-pedagógicos, respeitando as especificidades socioculturais e linguísticas de cada Povo.

O(a) candidato(a) interessado(a), que atenda aos critérios anteriores, deverá preencher o formulário de inscrição no endereço: www.saberesindigenas.ufsc.br, no período de 15 a 22 de setembro de 2020.

Para mais informações, faça o download do edital (96 KB)

O resultado será divulgado no site da Ação Saberes Indígenas na Escola - Núcleo SC (www.saberesindigenas.ufsc.br) no dia 28 de setembro de 2020.