TwitterFacebookYoutubeInstagram

Carnaval Recesso

A Secretaria de Estado da Educação (SED) comunica que estará em recesso nos dias 24 e 25 de fevereiro. No dia 26 de fevereiro as atividades serão retomadas às 14h. A SED segue o calendário de feriados e pontos facultativos de 2020, fixado no Decreto nº 432 de 23 de janeiro de 2020, publicado no DOE 21.188 em 24 de janeiro de 2020.

Faixa de luto EEB Januário CampecheO Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre) da Coordenadoria da Grande Florianópolis, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED), preparou ações de atendimento emergencial à comunidade da Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha, no Campeche. Os alunos, pais, professores e moradores da localidade estão comovidos após o assassinato da diretora da unidade de ensino, Elenir de Siqueira Fontão, na última quarta-feira, 19.

O primeiro passo é fazer o acolhimento dos membros da comunidade escolar, por meio da proteção emocional, para que possam retomar as atividades relacionadas à educação. Para isso, serão feitas rodas de conversa e dinâmicas com os professores e demais profissionais da unidade na próxima semana, antes do retorno das aulas, para abordar o tema.

Com os alunos, ocorrerão rodas de conversa durante a próxima semana para que possam receber apoio e expressar seus sentimentos em relação à perda da diretora. O diálogo terá foco nas dificuldades em lidar com a dor causada pela morte. Essas ações contarão com apoio de um psicólogo da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, além de outros profissionais da unidade de saúde local, aptos a lidar com o tema.

Em segundo momento, o Nepre irá criar uma ação permanente com professores e profissionais das unidades escolares. A sugestão é trabalhar na leitura das Orientações para lidar com as crises traumáticas na escola: as violências (documento disponível no Portal da SED pelo link). A orientação é que a unidade escolar reconheça a perda e as dificuldades, mas evite mudar a rotina escolar o máximo possível.

A partir de março, a proposta do Nepre é trabalhar com os alunos atividades voltadas para a educação não machista. O núcleo fará abordagens sobre formas de violência contra a mulher, desigualdade entre homens e mulheres e outros temas relacionados.

 

Natalino Uggioni em LagunaOs alunos da EEB Ana Gondin, em Laguna, começaram o ano letivo estudando em uma nova estrutura. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, esteve na unidade de ensino durante a quarta-feira, 19, para conversar com alunos, professores e equipe pedagógica sobre o prédio e verificar os novos espaços que estão sendo oferecidos aos alunos.

Formação Educação no campo

A Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência de Gestão de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais (Gempe), realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro, a primeira etapa de formação sobre pedagogia da alternância para profissionais de oito escolas do campo do Estado. O evento, realizado em Florianópolis, reuniu profissionais da Gempe, diretores de escolas e técnicos de cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Itapiranga, Maravilha, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste e Taió.

black background 1468370534d5sA Secretaria de Estado da Educação (SED) cancelou as aulas, nesta quinta, 20, e sexta-feira, 21, na Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha, no Campeche, em Florianópolis, após a morte da diretora da unidade, Elenir de Siqueira Fontão, de 49 anos. Ela foi vítima de um crime, nas dependências da unidade escolar, na quarta-feira, 19, após o término do período de aulas.

Registro redatores ProBNCC 18 fevereiro 2020A Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência de Educação do Ensino Médio e Profissional, realizou nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, uma reunião técnica com 30 profissionais da área para construir o processo de elaboração dos percursos formativos do Currículo do Território Catarinense para o Ensino Médio - BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O evento, realizado em Florianópolis, reuniu coordenadores de etapa e de área, redatores formadores e articuladores para definir as etapas do cronograma de trabalho a ser desenvolvido ao longo de 2020. A abertura do encontro contou com a presença do secretário Natalino Uggioni e da diretora de Ensino Zaida Jerônimo Rabello Petry.

sc premioconcursotodos 20200218 2Duas ganhadoras do 5º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), Helen Langaro da Silva e Taphate Valentim dos Santos, receberam suas premiações na unidade da instituição em Florianópolis na segunda-feira (17). As estudantes do Instituto Estadual de Educação (IEE) foram classificadas respectivamente como primeira e terceira melhores colocadas de Santa Catarina na categoria que inclui alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico, e alunos da modalidade Jovens e Adultos. A professora Lisandra Climene Bonotto também recebeu um troféu e medalhas por ter orientado as alunas. Ao todo, 8.294 participantes de todo o Brasil se inscreveram no concurso, sendo 1.046 de escolas catarinenses. A edição teve como tema “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. 

Capa 2020 5Na última semana, o Desafio da Rasteira viralizou na internet. A brincadeira de mau gosto, também chamada de quebra-crânio e roleta humana, é praticada por crianças e jovens no período de aulas. O desafio consiste na gravação de um vídeo com três pessoas lado a lado, que termina com uma rasteira e leva um dos participantes à queda de costas. No ano passado, uma estudante do Rio Grande do Norte morreu devido à brincadeira. Casos de traumatismo craniano, lesões na coluna e desmaios já foram registrados em todo o Brasil.

Formação Empreendedora 2Os servidores da rede estadual de ensino começaram nesta terça-feira, 18, a formação para aplicar o Programa de Educação Empreendedora nas salas de aula. Os 35 educadores — entre professores, coordenadores pedagógicos e técnicos — serão capacitados pelo Sebrae durante os próximos três dias em Florianópolis. O termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta terça pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e pelo diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Prêmio Inovação Fapesc

Chapecó é uma das cidades com mais participantes desta edição do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Mas um detalhe chama a atenção: a maior parte dos candidatos são representantes de escolas públicas. São professores e alunos concorrendo nas categorias Professor Inovador e Jovem Inovador. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira durante cerimônia em Florianópolis, a partir das 18h30.