Certificação ENCCEJA
A Coordenação de Documentação Escolar da Gerência de Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino vinculada a Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional/SED é responsável por analisar as solicitações de Certificados e Declarações Parciais de Proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A partir de 2018 a emissão de Certificados e Declarações Parciais de Proficiência conforme a Portaria 257/2018 será realizada pelos CEJAs (Centro de Educação de Jovens e Adultos), quando no ato da inscrição, o candidato indicar a Secretaria de Estado da Educação como Instituição Certificadora.
PARA SOLICITAR A CERTIFICAÇÃO PELO ENCCEJA:
A partir de 2018 o requerente deverá solicitar no CEJA de sua cidade o Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência do ENCCEJA.
Clique aqui e confira o endereço dos CEJAs.
Certificação ENCCEJA - Fundamental
- Preencher o formulário - clique aqui e imprima o formulário - ENCCEJA - Ensino Fundamental (40 KB) ;
- 15 anos completos no dia da prova;
- 100 pontos no mínimo em cada área de conhecimento e 5,0 na redação;
- Cópia do RG e CPF;
- Boletim de Desempenho.
-
Procuração para fins de Abertura/Retirada de documentos
(12 KB)
OBS: em caso de solicitação por terceiros, a procuração deverá ser assinada pelo titular.
Caso o candidato não obtenha a pontuação em todas as áreas de conhecimento poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.
Certificação ENCCEJA - Médio
- Preencher o formulário - clique aqui e imprima o formulário - ENCCEJA - Ensino Médio (40 KB) ;
- 18 anos completos no dia da prova;
- 100 pontos no mínimo em cada área de conhecimento e 5,0 na redação;
- Cópia do RG e CPF;
- Boletim de Desempenho.
- Procuração para fins de Abertura/Retirada de documentos
OBS: em caso de solicitação por terceiros, a procuração deverá ser assinada pelo titular.
Caso o candidato não obtenha a pontuação em todas as áreas de conhecimento poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.
PARA SOLICITAR A CERTIFICAÇÃO PELO ENEM
A Secretaria de Estado da Educação é uma Instituição Certificadora, sendo responsável por analisar e emitir Certificados e Declarações Parciais de Proficiência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizados até o ano de 2016. A emissão de documentos é realizada pela Coordenação de Documentação Escolar da Gerência de Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino vinculada a Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional, quando no ato da inscrição, o candidato indicar a Secretaria de Estado da Educação como Instituição Certificadora.
Certificação ENEM - Médio
Para ter direito à certificação o requerente deverá:
- Preencher o formulário ( clique aqui e imprima o formulário - ENEM - Médio (39 KB) )
- 18 anos completos no dia da prova;
- 450 pontos no mínimo em cada área de conhecimento e 500 na redação;
- Cópia do RG e CPF;
- Boletim de Desempenho.
- Procuração para fins de Abertura/Retirada de documentos
OBS: em caso de solicitação por terceiros, a procuração deverá ser assinada pelo titular.
Caso o candidato não obtenha a pontuação em todas as áreas de conhecimento poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.
OPÇÕES PARA SOLICITAR SUA DOCUMENTAÇÃO DO ENCCEJA, ANTERIORES A 2018, E DO ENEM:
1. Para os requerentes que residem na grande Florianópolis, a solicitação poderá ser realizada na própria Secretaria de Estado da Educação, conforme endereço abaixo informado.
2. Para os requerentes que residem em outras cidades, a solicitação poderá ser realizada junto a GERED (Gerência Regional de Educação) mais próxima de sua cidade. CLIQUE AQUI e confira o endereço da sua Regional.
3. O requerente poderá também optar em encaminhar sua solicitação via correio, conforme endereço abaixo:
Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional
Gerência de Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino
Rua: João Pinto,111 - 6º andar – Sala 602
Centro – Florianópolis – SC - CEP: 88010-410
O prazo para a emissão de documentos escolares é de até 30 dias, conforme a Resolução CEE/SC n° 032 de 08/06/2010.
Mais informações:
Secretaria de Estado da Educação/SC, Setor de documentação Escolar
Telefone: (48) 3664 0052 / 3664 0221