SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  1. Home
  2. /
  3. Programas e Projetos
  4. /
  5. Ensino Médio Integrado a...

Ensino Médio Integrado a Educação

Profissional

O documento base do MEC para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) enfoca uma concepção de formação humana, tendo como base o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. As dimensões estão relacionadas ao trabalho, a ciência e a cultura.

A proposta é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas. A construção da organização curricular do EMIEP deverá assegurar, de maneira integrada, o cumprimento das finalidades para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.

EMIEP em SC

A implantação do EMIEP levou em consideração a visão dos alunos, as possibilidades de inserção social, por meio das modalidades formativas, oferecidas pela escola. O processo de implementação e implantação ocorreu no período de 2004 a 2006 com a elaboração de 29 propostas de abertura destes cursos, sendo um por região.
Para efetivação, a SED desencadeou processo de formação continuada dos gestores e professores, por meio de seminários presenciais com acompanhamento efetivo da consultoria estadual e nacional. O Plano de Trabalho possibilitou, também, a formação continuada à distância/fóruns de discussão e o assessoramento técnico-pedagógico a cada uma das escolas envolvidas, com o objetivo de monitorar as ações de gestão do trabalho pedagógico, da organização curricular, da infraestrutura da escola e das ações de apoio aos alunos.

O Currículo dos cursos de EMIEP devem proporcionar aos estudantes:

Temas comuns a todos os cursos como: empreendedorismo, relações humanas, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, gestão da inovação e iniciação científica, gestão da qualidade social e ambiental do trabalho. Estes temas podem ser inseridos nos componentes curriculares ao longo do curso;
Instrumentais de cada habilitação, por meio das vivências de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;
Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

Legislação

O documento base do MEC/dez de 2007, Resolução CNE/CEB nº 04, de 26 de novembro de 1999, Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012, CNE/CEB nº 01 de 05 de dezembro de 2014, Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e a Resolução CEE/SC nº 167, de 22/10/2013 e Caderno de  Orientações: organização e funcionamento das unidades escolares de Educação Básica e Profissional da rede pública estadual, para os anos 2015/2016 SED/SC.

MAIS

Informações

GESTÃO

Gerência do Ensino Médio e Profissional

TELEFONE

3664-0328 (48) 55+

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support