NOTA OFICIALA Secretaria de Estado da Educação vem a público esclarecer que o Ofício Circular divulgado nesta sexta-feira, 14, não reflete a orientação política desta gestão, comprometida com a transparência e que valoriza o trabalho da imprensa. O texto foi um ato isolado, desalinhado e que não representa a conduta da equipe, nem, tampouco, a linha de gestão da pasta.
As medidas internas cabíveis já foram tomadas.
A Secretaria da Educação reforça o respeito à liberdade de imprensa e valoriza o claro papel que a instituição desempenha na sociedade.

Educação amplia terceirização de serviços gerais escolaresPara padronizar e garantir melhor qualidade aos serviços de limpeza oferecidos nas unidades escolares, a Secretaria de Estado da Educação (SED) amplia a terceirização dos serviços a partir de 1º de julho. Com empresas especializadas na área, a economia será de R$ 568 mil em 55 escolas estaduais, sendo 38 de Florianópolis e 17 de Palhoça, que receberam projeto piloto em março.

12 06 Estudantes participam de ação 1Com objetivo de mobilizar e conscientizar sobre a importância do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, estudantes da rede estadual participaram da Feira de Aprendizagem realizada nas regiões de Itajaí, São Bento do Sul, Rio do Sul, Videira e Tubarão nesta quarta-feira, 12.

Estudantes criam sala sensorial para entender sobre autismo 2Viver no mesmo mundo, porém de formas diferentes. Assim que os alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEB Julia Miranda de Souza, em Navegantes, interpretaram como vivem autistas após a criação de uma sala sensorial como ação pedagógica. Além da participação de aproximadamente de 900 estudantes, a atividade foi atração para comunidade escolar envolvendo visitas de familiares e profissionais da área da saúde.

UNIEDU 2Em continuidade à abertura de cursos do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), a Secretaria de Estado da Educação (SED) está com editais abertos para o credenciamento das Instituições de Ensino Superior. Ao todo, são 1.620 bolsas que contemplam cursos de Licenciatura e Especialização. O prazo encerra no próximo dia 22 de junho.

PREMIO IMA DE EDUCAO AMBIENTAL CONVITE 01A 1ª edição do Prêmio IMA de Educação Ambiental segue com inscrições abertas e gratuitas até 05 de julho. Criado em 2019, o Prêmio tem por finalidade premiar escolas de ensino de Santa Catarina, públicas e privadas, que desenvolvem projetos de conscientização e mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente. As inscrições devem ser feitas pelo site premios.ima.sc.gov.br

07 06a SED no Encontro Nacional das Comissões de Educação das Assembleias LegislativasA Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina teve participação na mesa de abertura do 1º Encontro das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas, nesta sexta-feira, 7. O evento, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), recebeu presidentes e vice-presidentes destas comissões nos legislativos estaduais, além de deputados estaduais e federais e também dois senadores da República, para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

06 06a Ações de gestão e inovação da SED são apresentadas em evento do FNDEA Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou parte de suas ações de gestão e inovação para cerca de 700 representantes municipais, participantes do evento Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação, realizado nesta semana em Florianópolis. Na palestra Gestão e Inovação na Educação, na terça-feira, 4, o secretário Natalino Uggioni destacou a gestão da SED para obter os melhores resultados, fundamentada em objetivos, metas e indicadores para todas as ações, no comprometimento dos profissionais e na liderança.

06 06 Inventura Experience EEB Hilda 1Os alunos do 6ª ano da Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, no bairro Trindade, em Florianópolis, receberam nesta semana um conjunto de materiais para aprender linguagem computacional. Um manual didático e a placa programável BBCMicro:bit, desenvolvida pela Micro:bit Educational Foundation, da BBC, de Londres, fazem parte do kit fornecido pelo projeto de pesquisa Inventura Experience, criado na Inglaterra e implementado na Dinamarca e no Brasil.

04 06 EEB Altino Flores 1A Escola de Educação Básica Altino Flores, de Anitápolis, na Grande Florianópolis, registrou em um ato para a comunidade, nesta terça-feira, 4, a entrega da revitalização na unidade de ensino. A obra de R$ 1.042.561,01 foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SED). A solenidade de entrega contou com a presença do secretário Natalino Uggioni, acompanhado pelo Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, que veio de Brasília para evento com os municípios catarinenses.