TwitterFacebookYoutubeInstagram

MakerNTE1Em matéria divulgada no último dia 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação anunciou que a EEB Zitta Flach, em Chapecó, será a primeira escola do Governo do Estado a ter o Espaço Maker. Foi pensando nisso que o Núcleo de Tecnologia Educacional da região desenvolveu a Formação Maker para seus professores.

O Espaço Maker é um local que busca colocar em destaque o protagonismo de inovações e da criatividade. No ambiente, as crianças e adolescentes podem criar e compartilhar soluções coletivamente, se permitindo errar, mudar e, após muitos testes, acertar. O local pretende despertar a vontade de criar, de conhecer a si mesmo e de procurar novas resoluções.  

MakerNTE5No primeiro encontro do curso, os profissionais participantes trabalharam em rotação por estações com atividades práticas, como circuito elétrico e robótica. Durante a formação, os professores com o apoio da coordenação pedagógica vão elaborar atividades Maker e aplicar em sala de aula. Essa capacitação visa munir os profissionais de novas ferramentas para que junto de seus alunos possam apostar em um processo de aprendizagem mais criativo por meio de elementos artesanais e tecnológicos.

Na ocasião, a professora Aline Ecco recebeu o Troféu Maker do NTE, que foi criado para homenagear professores inovadores na Coordenadoria de Chapecó e para estimular os profissionais a realizarem atividades criativas e tecnológicas. O prêmio é confeccionado com sucata eletrônica e em cada atividade ou formação é entregue ao professor que apresenta novas práticas em sala de aula. A professora vencedora desta edição orientou seus alunos do 8º e 9º anos na construção da Poltrona Red and Blue, aliando o conceito de sustentabilidade ao estudo da geometria plana e espacial.