A Secretaria de Estado da Educação (SED) reuniu diretores das escolas da rede estadual de ensino e servidores das Coordenadorias Regionais de Educação em uma transmissão on-line, na tarde de quarta-feira, 13. Na formação, que chegou a ser acompanhada simultaneamente por 2,7 mil educadores, a equipe gestora da SED deu orientações pedagógicas e informações sobre as ações não presenciais, durante o período de suspensão de aulas no combate ao contágio por coronavírus.

O secretário adjunto de Estado da Educação, Vitor Fungaro Balthazar, que abriu o evento, ressaltou a nova oportunidade de a secretaria manter-se próxima dos gestores escolares e das equipes das coordenadorias regionais.

"Fomos agraciados com a fala do professor David Rodrigues, diretamente de Portugal, que nos apresentou sua prática em Educação com grande sensibilidade e relevância. A inspiração de ouvir outras experiências nos motiva a encaminhar as ações neste momento, que só são possíveis pelo empenho e as entregas desses gestores e educadores da rede em todo o estado", concluiu.

A equipe de gestão escolar da SED reforçou a importância do planejamento para o início do novo ciclo de atividades, a partir das experiências dos ciclos que estão em andamento. O planejamento se faz necessário tanto para o plano de ensino semanal do professor quanto para a gestão de tempo, com a definição de horários baseados nas necessidades da comunidade escolar, mas que não sobrecarreguem os docentes e os gestores.

Planejamento e registro das atividades são aliados

A orientação é para que professores e gestores registrem suas atividades, incluindo as marcações no Professor On-line e identifiquem os pontos de atenção. Baseados nessas informações, os gestores escolares podem criar um plano de ação para melhorar ainda mais o atendimento e prever possíveis problemas, seguindo um modelo de documento disponibilizado pela equipe de gestão escolar.

Outra dica relacionada ao planejamento foi organizar trabalhos com temas que relacionem diversas disciplinas, aproveitando o momento das atividades não presenciais. A sugestão é que os gestores acompanhem os professores a propor trabalhos coletivos, com temas transversais, como o próprio coronavírus, que podem envolver desde os anos iniciais até o Ensino Médio, com ênfase nas habilidades que cada nível precisa desenvolver, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Liberação para compras de folhas A4

Durante a reunião, representantes de diversas áreas da SED entraram na transmissão para responder dúvidas e repassar informações. Uma das novidades foi uma aquisição da SED para compra de papel A4, item solicitado pelos gestores por conta do aumento no volume de impressões para entrega das atividades impressas. A logística deve começar a fazer a entrega para as escolas.

A equipe da SED também adiantou que deve fechar o primeiro ciclo de formações com os professores, de carga horária de 40 horas, até o fim desta semana. As capacitações transmitidas desde o início de abril, que somam mais de um milhão de visualizações no YouTube, incluem tanto temáticas instrumentais quanto pedagógicas e estão disponíveis para acesso dos docentes e gestores escolares nesta página.