página formações profsA Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou na sexta-feira, 15, o primeiro ciclo de formação on-line dos professores da Rede Estadual de Ensino para as atividades escolares não presenciais. Foram transmitidos um total de 28 webinars pelo YouTube desde o início de abril, somando mais de um milhão de acessos, que incluem orientações sobre estratégias para a aprendizagem remota, o uso de tecnologias digitais e temáticas pedagógicas relacionadas ao Currículo Base do Território Catarinense. Agora, os professores devem acessar o instrumento avaliativo para receber a certificação equivalente a 40 horas/aula.

Todas as transmissões seguem disponíveis para acesso dos docentes e gestores escolares no site da SED. Os conteúdos e temas propostos envolveram a equipe técnica da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, das 36 Coordenadorias Regionais de Educação, bem como os 1.046 Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino, os 34.903 Professores da Rede Estadual, os 4.690 profissionais das Equipes Pedagógicas das unidades escolares.

O ciclo de formação ocorreu entre os dias 02 de abril e 15 de maio de 2020, totalizando 40 horas/aula, distribuídas em 28 webinars, com uma média de três sessões de formação por semana. A plataforma da formação contabilizou, até o dia 19 de maio, um total de 1.299.310 acessos. Estão incluídos nesse repositório os webinars e os manais de acesso ao Google Sala de Aula. Somente os vídeos postados no Youtube já somam 907.616 visualizações.

As formações buscaram atuar em duas frentes, durante o isolamento social em função do Coronavírus: capacitar os professores e equipes pedagógicas para uso de ferramentas tecnológicas em favor de uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, além de manter a proximidade com os professores, gestores e coordenadores regionais. Na visão da diretora de Ensino da SED, Zaida Rabello Petry, “mesmo distantes fisicamente, nunca estivemos tão próximos. Esse cenário exigiu de todos uma capacidade imensa de aprender a fazer fazendo. Viramos a chave para uma educação mais inovadora, tecnológica e inspiradora”, avalia.

Processo de certificação para professores
Avaliação ciclos de formaçãoO certificado com carga horária de 40 horas será concedido mediante a realização de uma avaliação on-line com questões que tratam dos principais temas do processo de formação. Para isso, gestores, técnicos e professores da Rede Estadual de Ensino devem acessar o instrumento avaliativo disponível aqui.

O prazo para envio da avaliação on-line vai até às 23 h do dia 31/05/2020. Em caso de dificuldades de acesso ou dúvidas os cursistas devem fazer contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formações futuras
As próximas formações ofertadas pela SED devem abordar temáticas específicas, como relatos de experiências dos professores que lecionam em diferentes disciplinas. Nessa dinâmica, os docentes podem conversar sobre as abordagens de aprendizagem adotadas e os principais desafios durante o período de atividades não presenciais. As formações são separadas para cada modalidade de ensino, do Fundamental ao Ensino Médio, da Educação Profissional à Educação de Jovens e Adultos e outras modalidades.

O planejamento da SED é manter as capacitações ao longo do período de isolamento social, diminuindo a frequência, no próximo ciclo, para que os professores possam conciliar os cursos com as atividades de ensino. A perspectiva é que o segundo ciclo aconteça no início de junho.

Conteúdos abordados
Com o propósito de qualificar o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido durante o regime especial de atividades escolares não-presenciais, os temas abordados na formação dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino se dividiram em três blocos:

1º bloco: Conteúdos relacionados às tecnologias da informação e comunicação que contribuem com propostas pedagógicas mediadas ou não por recursos digitais, tais como:

Recursos e Estratégias na Educação Online
Move to Google
Educação nas nuvens Google Drive
Pesquisa e feedback - Google Formulários
Hyper Docs e Google Documentos
Hangout Meet
Minha sala Virtual - Google Classroom
Uso da Gamificação na Educação
Khan Academy (Matemática)
Como criar e responder tarefas no Classroom
A Cultura Digital como Objeto do Conhecimento

2º bloco: Temas relacionados à dimensão pedagógica do processo de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias digitais e outros recursos para atividades escolares não-presenciais (virtuais ou impressas), com ênfase:

Nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais;
Na alfabetização e letramento: Possibilidades de trabalho em tempos de distanciamento social;
Nas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais: oralidade, leitura, escrita;
Na educação inclusiva: construir o avião durante o vôo;
Na implementação do processo de avaliação de atividades escolares não presenciais.

3º bloco: Temas e conteúdos relacionados às atividades pedagógicas não-presenciais, a partir das áreas de conhecimento e componentes curriculares da BNCC (2017) e o do Currículo Base do Território Catarinense (2019), com a socialização de práticas exitosas de professores da nossa Rede Estadual de Ensino, a seguir:

Mosaico com Experiências em Linguagem e suas tecnologias no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Mosaico com Experiências em Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e a ênfase no ambiente em que se vive;
Mosaico com Experiências em Ciências Humanas e suas tecnologias no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e a ênfase na diversidade;
Mosaico com Experiências em Ensino Religioso no Ensino Fundamental.