TwitterFacebookYoutubeInstagram

WhatsApp Image 2020 06 16 at 11.22.23Desenhos em quadrinhos, produção de raps, elaboração de slides e vídeos explicativos, esses são alguns recursos utilizados pelos alunos da rede estadual para ajudar na prevenção e conscientização sobre o novo coronavírus e para participar da campanha Novos Hábitos SC, lançada pelo Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (Nepre) da Secretaria de Estado da Educação no mês de maio. Com o objetivo de valorizar o papel da educação no processo de prevenção e na promoção de saúde, o Nepre convidou as escolas a fazerem trabalhos multidisciplinares envolvendo o tema.

A EEB Julius Karsten, de Jaraguá do Sul, desenvolveu um projeto com os alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A escola estimulou os estudantes a criarem ações de prevenção e conscientização, usando a criatividade para tornar o tema atrativo e pertinente. “Sabemos que as informações estão na mídia, mas ainda há muito para se fazer para que as pessoas assumam, realmente, o seu papel como cidadão. Ainda precisamos desenvolver ações para que cada indivíduo tenha a real consciência de se cuidar e cuidar do outro”, destaca a diretora da unidade de ensino, Margarete Menestrina Luzzani.

As crianças e jovens, com ações desenvolvidas no âmbito escolar, são estimulados a promoverem mudanças de comportamento, agindo de forma preventiva e controlando a propagação do novo coronavírus no retorno ao convívio social. “A campanha é uma  proposta que visa mobilizar as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos, estudantes da rede estadual, à desenvolverem hábitos saudáveis de convivência social no retorno às aulas, além de serem protagonistas para iniciarem mudanças permanentes na vida social das pessoas, para a prevenção de doenças respiratórias, sobretudo a COVID-19”, explica Rosimari Koch Martins, coordenadora da Educação em Direitos Humanos e Diversidade da SED.

Os trabalhos são postados nas redes sociais usando a #novoshabitossc

WhatsApp Image 2020 06 16 at 11.21.04Na EEB Julius Karsten a proposta para o Ensino Fundamental II e Médio foi a elaboração de trabalhos de conscientização. Entre os resultados estão vídeos em que o aluno se tornou professor e explica sobre a Covid-19, um rap sobre como se prevenir do vírus e slides relacionando o aumento da violência com o período de isolamento social. “Atividades multidisciplinaridades são um meio de verificarmos a criticidade e visão de mundo do estudante, além dos muros da escola. Essa foi a proposta do trabalho do Nepre, adaptada a nossa escola, tendo as pandemias como temática. Queremos propiciar aos alunos autonomia de resoluções diante das problemáticas sociais.”, comenta a professora Shirlei Cristina Pinno.

Assim como a unidade de Jaraguá do Sul, escolas em todo o estado desenvolveram trabalhos multidisciplinares de conscientização e prevenção sobre o coronavírus. Mais de 200 trabalhos foram publicados no Instagram e no Facebook utilizando a hashtag #novoshabitossc. As atividades estão nos mais variados formatos: desenhos, vídeos, slides e tirinhas e, ensinam a como utilizar a máscara, o álcool em gel e quais são os sintomas da doença, por exemplo. 

Você também pode estimular os estudantes de sua escola a fazerem trabalhos como esse, compartilhar nas redes sociais utilizando a hashtag #novoshabitoss e marcando o perfil @educacaosc. Assim, podemos estimular outras pessoas e os demais membros da comunidade a cuidarem de si e da saúde dos seus.

Veja os trabalhos publicados no Instagram.

Veja os trabalhos publicados no Facebook.

 

*Revisado por Ana Paula Flores - Jornalista