webinar Fritz MullerProfessores da rede estadual, municipal e de universidades podem se inscrever para a formação do Projeto Fritz Müller 200 Anos, que terá a primeira transmissão ao vivo nesta terça-feira, 30, às 14h. A transmissão ao vivo de abertura do projeto contará com a participação do secretário de Estado de Educação (SED), Natalino Uggioni.

O projeto consiste num Ciclo de comemorações artísticas, culturais, científicas e educativas pelos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, imigrante alemão estabelecido em Blumenau, naturalista e biólogo. Devido às restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, foi realizada uma adequação do projeto original. Desse modo, o Seminário original foi distribuído em seis webinars temáticos e uma Oficina de Formação de Multiplicadores.

A parceria com Secretaria Estadual de Educação (SED) buscou privilegiar os educadores, de modo a criar uma rede de multiplicadores do legado de Fritz Müller na Educação Básica catarinense, tendo referência nos temas abordados nos Webinars desse projeto, para fortalecer o desenvolvimento de uma educação integral, com a utilização de webquest *como recurso mobilizador para o processo de aprendizagem. Os profissionais participantes recebem certificação de 20 horas, emitida pela SED.

Acompanhe abaixo o cronograma:

Webinar 1 (30/06). Apresentação da proposta do curso e do personagem Fritz Müller (com a presença do Secretário Natalino Uggioni , equipe da SED e do Projeto Desterro - Fritz Müller 200 Anos). Por Ildeu de Castro Moreira e Luiz Roberto Fontes.
Link de acesso: https://youtu.be/8SizRUPmQLg

Webinar 2 (07/07). O olhar histórico do legado de F. Müller. Por Ana Maria Morais, com apresentação e mediação de Evandro de Assis.

Webinar 3 (14/07). O olhar naturalista de Fritz Müller - I. Por Luiz Roberto Fontes e Klaus Hartmann Hartfelder.

Webinar 4 (21/07). O olhar naturalista de Fritz Müller - II. Por Alberto Lindner e Luiz Roberto Fontes.

Webinar 5 (28/07). O legado de Fritz Müller segundo a perspectiva naturalista. Por Lauro Bacca e Alberto Lindner.

Webinar 6 (04/08). O legado de F. Müller segundo a perspectiva pedagógica. Por Maria Cristina Tonussi e Mário Steindel.
Maria Cristina Tonussi - Ciência e arte - a trajetória de Fritz Muller, seus desenhos e olhar pedagógico.
Mario Steindel - O embrião do ensino de Ciências no Liceu Provincial de Desterro

Webinar 7 (11.08). O legado de F. Müller como proposta no desenvolvimento integral. Por Maria da Glória Weissheimer e Dolores Tomazelli.

A partir do dia 12 de agosto terá início o período de realização das atividades da Webquest, com previsão de encerramento em 30 de setembro de 2020.

Webquest: Investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, opcionalmente suplementadas com videoconferências, chats, fóruns, e-mail e uso de outros recursos para produção de escritas colaborativas, tais como wiki, blogs, etc.