TwitterFacebookYoutubeInstagram

live professor2A organização de estudos dos alunos durante o isolamento social foi o tema discutido pelo professor da rede estadual Dagoberto Cipriano Filho durante uma live realizada no canal da Secretaria de Estado da Educação (SED). Ao longo de cerca de uma hora, o professor abordou dicas de gestão do tempo, sugeriu técnicas de estudo individual e de materiais online.

A gravação já conta com mais de 14 mil visualizações e teve interpretação simultânea em Libras, pela profissional da SED, Carla Nobre. O vídeo contou ainda com a participação especial de dois alunos do 3º ano do Instituto Estadual de Educação. José Carlos de Farias Júnior interpretou a música "Dias melhores", da banda Jota Quest na abertura da live. Já Rafael Vieira Soares encerrou a transmissão cantando "Aí que saudade d'ocê, de Vital Farias. 

A transmissão ao vivo contou com a intensa participação dos alunos no chat, que enviaram milhares de comentários e dúvidas. Muitos agradeceram a participação do professor, o acolhimento feito aos alunos e a abordagem do tema no contexto escolar da atualidade. A íntegra do vídeo pode ser acessada aqui.

Reprovação foi tema questionado
Um dos assuntos mais questionados no chat durante a live foi sobre a possibilidade de reprovação dos alunos. O calendário escolar 2020 continua em vigor, portanto, na retomada das aulas presenciais, os alunos terão revisão de conteúdos e avaliação. “Quem não participar agora terá prejuízo na aprendizagem. Nossa orientação é que os alunos não parem de estudar e de realizar as atividades propostas”, esclarece o secretário da SED, Natalino Uggioni.

Dicas de organização nos estudos
Em sua fala, o professor Dagoberto alertou os alunos sobre a importância de manter a disciplina na rotina de estudos neste período de distanciamento e de eleger prioridades. “O aluno deve aprender a aprender. Pode usar estratégias e ferramentas para descobrir como estuda melhor, organizar sua rotina de estudos e manter a qualidade de vida, sem sobrecarregar”, pontua ele.  Com o objetivo de ofertar alternativas viáveis de organização durante o período de isolamento, o profissional fez algumas sugestões durante a live:

1. Usar o Método Cornell para resumir os conteúdos com qualidade;
2. Usar Mapas Mentais e/ ou Conceituais para facilitar a assimilação de conteúdos;
3. Usar a técnica Pomodoro para a gestão de tempo na execução das tarefas. A proposta é realizar determinada atividade durante 25 minutos, sem interrupções, e depois, descansar por cinco minutos;
4. Buscar conhecer a Pirâmide da Aprendizagem, que aborda a capacidade de retenção de conteúdo, dependendo da forma de estudar.

Outra pergunta enviada pelos estudantes se referia ao acúmulo de atividades. A dica de Dagoberto é que os alunos procurem seus professores pelas ferramentas de contato do Google Sala de Aula para tirar as dúvidas e renegociar a execução das atividades.

Protagonismo do aluno
A transmissão ao vivo integra a programação da campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na Educação”, cujo objetivo é estimular os estudantes a continuarem realizando as atividades escolares diariamente, seja de forma on-line ou impressa, exercendo o seu direito à educação e praticando a autorresponsabilidade. Isso por que as aulas presenciais permanecem suspensas, no mínimo, até o dia 2 de agosto, de acordo com o Decreto nº 630/2020. “Esperamos que nossos alunos assumam seu protagonismo no processo de aprendizagem neste período diferenciado e busquem manter o vínculo com a escola através das atividades e ferramentas que disponibilizamos”, pontua o secretário.

Live sobre Matemática no dia 29/07
Por meio da campanha, a SED vai realizar mais uma transmissão vivo voltada aos alunos. No dia 29 de julho, o professor Dagoberto estará novamente no canal da SED para abordar o tema “Matemática e suas linguagens”, para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conheça abaixo o currículo do profissional:
Dagoberto é professor efetivo de Matemática na rede estadual de ensino desde 2014, trabalhando este ano como professor orientador do Laboratório de Matemática na E.E.B. Maria Rita Flor, em Bombinhas. Formado em Matemática pela PUC-RS com especializações em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física, Gestão Escolar e Educação em Tempo Integral. Desde 2015 comanda o canal Matemática & Cia, no YouTube, que possui 175 mil inscritos, atuando também como produtor de materiais e especialista no site Passei Direto, a maior rede online de estudantes do país.