Capa Site SEDA primeira semana de agosto contará com uma ampla programação de lives para alunos, professores e gestores escolares catarinenses. Cinco transmissões ao vivo serão realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e vários entidades parceiras.

webnar 6 Fritz MullerA agenda inicia na terça-feira, 04, às 14h, com a formação do Projeto Fritz Müller 200 Anos, que terá a quinta transmissão ao vivo a partir das 14h. Professores da rede estadual, municipal e de universidades podem participar da webinar, que tratará do tema “O legado de Fritz Müller segundo a perspectiva pedagógica”, com os biólogos Maria Cristina Tonussi e Mário Steindel.

O projeto consiste em um Ciclo de comemorações artísticas, culturais, científicas e educativas pelos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, imigrante alemão estabelecido em Blumenau, naturalista e biólogo. Devido às restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, foi realizada uma adequação do projeto original. Desse modo, o Seminário original foi distribuído em seis webinars temáticos e uma Oficina de Formação de Multiplicadores. Professores interessados em participar podem acessar mais detalhes aqui.

Formação de gestores continua
live 05 08 IungoJá na quarta, dia 05, gestores e professores estão convidados para discutir o contexto educacional no momento de pandemia, compartilhar práticas e orientar as escolas na condução pedagógica deste período. A live da SED, em parceria com o Instituto Iungo, acontece das 14h às 15h30. A webinar pode ser acessada aqui.

Projeto sobre finanças pessoais para jovens
Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio terão a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais - incluindo planejamento, orçamento, poupança, investimentos e empréstimos. Uma parceria entre a SED, a Junior Achievement e o SEBRAE/SC oferece o curso on-line ‘Meu Dinheiro, Meu Negócio’, buscando despertar do empreendedorismo entre os jovens. Para saber mais, pais e estudantes poderão acompanhar uma live, com a presença do secretário de Estado, Natalino Uggioni, na quinta-feira, 06, às 14h, no canal Educação SC do You Tube.

A tarefa de ser professor
Com o tema “Ser professor é uma tarefa solitária?”, o Instituto Península, parceiro da SED na realização do Programa Vivescer, promove na próxima quinta-feira, às 19h, uma live aberta para professores de todo o país. A transmissão será realizada pelo perfil do Facebook do Vivescer.

Propostas e práticas de Cultura Digital
live cultura digital SEDA cultura digital, 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta um desafio a mais para os atores da educação. Ela foca em uma temática relevante no contexto em que vivemos, de rápidos avanços tecnológicos e acesso mundial a novos recursos. O Coordenador de Tecnologias Educacionais da SED, Luiz Alessandro da Silva, e a Multiplicadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da SED, Cristiane de Oliveira Fiorentini, farão uma live na sexta-feira, 07, às 14h, para refletir sobre como compreender, utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação de forma crítica, reflexiva e ética. Também trazem para o debate a função imprescindível do educador enquanto orientador, guia do processo de aprendizagem, de acordo com a 5ª Competência da BNCC. A transmissão pode ser acessada no link.