TwitterFacebookYoutubeInstagram

13 08 MindLabA Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina assinou um termo de doação com a Mind Lab Edtech, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para ofertar o Programa Mind Lab em Família a mais de 294 mil alunos, além de pais, responsáveis e 16 mil professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, nas escolas estaduais catarinenses.

O programa cedido pela empresa para uso na rede estadual de ensino está disponível a partir do site da SED, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias durante o período de aulas remotas, devido ao novo Coronavírus. O uso da plataforma é intuitivo e não é necessário fazer cadastro ou login, apenas acessar o link e selecionar as atividades.

“Ao oferecermos esse programa, temos propósito de favorecer o desenvolvimento dos estudantes, mas também proporcionar a oportunidade de os pais aumentarem sua interação com os filhos em sua vida escolar e de nos auxiliarem no processo de Educação, especialmente neste momento”, declarou Uggioni.

Assista à gravação da transmissão de lançamento do Mind Lab em Família em SC

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa Mente Inovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentarem um contexto controlado de situações da vida real, atribuindo significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. Os conteúdos da plataforma foram adaptados para o período de suspensão de aulas presenciais e passam a ser disponibilizados remotamente, com acesso fácil e gratuito. Além das interações no meio digital, os jogos podem ser confeccionados com objetos encontrados em casa.

“A Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, Diretor de Operações da Mind Lab.  “O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar impactos da crise na educação e fornecer uma forma de ensino remoto que ajude as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período”, pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas, em que são estimuladas a criatividade e autonomia dos alunos, o engajamento das famílias, e o aprimoramento contínuo da equipe da rede. Os professores terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line, com temas como “Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na Prática”. Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.