20 08 EduPandemia 5A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) disponibiliza no site sed.sc.gov.br, o e-book Educação em Tempos de Pandemia, livro que relata práticas pedagógicas e de gestão adotadas durante a pandemia do novo Coronavírus, desde março de 2020. A publicação da Editora Ilustração, organizada e escrita por pesquisadores e também por professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, traz pelo menos quatro relatos de experiências vivenciadas pela educação no Estado, dentre vivências de professores de todo o país.

O livro foi lançado em uma transmissão ao vivo da SED, na tarde desta quinta-feira, 20, para um público de mais de 850 espectadores simultâneos, e está disponível na aba Professores e Gestores do site. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, que assina um dos capítulos contando a experiência da SED na manutenção das atividades pedagógicas durante a pandemia, ressaltou a importância de disseminar exemplos e estimular relatos e pesquisas para superar desafios.

“Muitos desses capítulos foram escritos por professores da rede estadual, que estão conosco dando conta da responsabilidade da educação durante o período da pandemia. São mais de 500 mil alunos e uma operação desta dimensão sem a necessidade de ajustes seria utopia. Porém, pelo protagonismo dos educadores, o Estado tem sido referência nas ações adotadas”, destacou o secretário.

>>> Assista ao vídeo de lançamento do livro Educação em Tempos de Pandemia

Durante o evento on-line, o editor-chefe da publicação, Fábio César Junges, ressaltou a importância de publicações que discutam o atual momento com uma perspectiva de diálogo., enquanto o professor Jenerton Arlan Schütz, um dos organizadores, apresentou os capítulos e as temáticas encontradas na obra, que aborda desde estratégias de gestão até as práticas docentes em diferentes níveis e redes de ensino.

Ao tratar da experiência da Secretaria de Estado da Educação em Santa Catarina, uma das autoras, a diretora de Ensino Zaida Rabello Petry, destacou o movimento da rede com as mudanças e adaptações na pandemia.

“Esse processo não diz respeito apenas à tecnologia, quando nos referimos a professores não conectados. O momento nos traz a reflexão de que nós, na gestão da educação pública, também precisávamos nos conectar mais à rede, porque não estávamos preparados. A interação intensa desses últimos meses nos colocou em contato estreito com a realidade”, avaliou a diretora de Ensino.

O professor Luiz Alessandro da Silva, também autor e coordenador de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Ensino, apresentou aspectos tecnico-pedagógicos como a implantação e adaptação de sistemas e as escolhas com ênfase no protagonismo do professor. A obra da Editora Ilustração tem como organizadores os pesquisadores Janete Palu, Jenerton Arlan Schütz e Leandro Mayer. Para mais informações sobre a obra, entre em contato com a editora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..