Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEBValdeteInesPiazera.jpg
  • Banner
Notícias
Pró Universidade realiza aulões presenciais em preparação para o ENEM PDF Imprimir E-mail
Por Edinéia Rauta e Larissa Linhares   
Sex, 24 de Outubro de 2014 16:14

Estudantes catarinenses que cursam o Pró Universidade, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, têm uma opção a mais para se prepararem para as provas do Enem. Nos próximos finais de semana serão realizados aulões presenciais com foco na prova dos dias 8 e 9 de novembro.

Leia mais...
 
Gerência de Educação de Itapiranga tem aluno classificado para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa PDF Imprimir E-mail
Sex, 24 de Outubro de 2014 15:50

Professor Jaime André Klein PEQUENA junto do aluno Vinícius Meurer Fang da EEB Vendelino Seidel de Iporã do Oeste.Vinícius Meurer Fang aluno da EEB Pe. Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, teve seu texto classificado para a fase regional da Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro 2014, com um artigo de opinião, intitulado “Êxodo 20:12”, e foi orientado pelo professor Jaime André Klein.

O texto foi um dos classificados na etapa estadual e agora participará da etapa regional, que ainda não tem data e local definidos. Ao todo, já foram realizadas três etapas da OLP – escolar, municipal e estadual – e participaram quatro tipos de gêneros: crônicas, poemas, memórias literárias e artigos de opinião.

Segundo a coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa da 31ª Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Laerte Inês Giehl Stülp, todos os alunos e professores que participaram da edição de 2014, mesmo os que não classificaram seus textos, estão de parabéns pelo trabalho realizado em cada uma das unidades escolares. “Isso já os torna vencedores! A Gerência de Educação também parabeniza o aluno, professor e a escola classificada para a etapa regional”, comentou.

“Quando fizemos a seleção interna, havia textos muito competitivos. Escolhemos o do Vinícius, pois trazia um problema mais regional, que foi a proposta do tema deste ano, ‘O lugar onde eu vivo’. Eu estava confiante, mas não sabia qual seria o olhar que os outros teriam sobre o texto”, disse o professor de Língua Portuguesa, Jaime.

Para o aluno Vinícius, a notícia da classificação foi uma surpresa muito boa. “Eu me empenhei para escrever o texto e fiquei feliz que ele tenha sido bem avaliado. Escrevi esperando o melhor, mas não achei que chegasse tão longe. Foi mesmo uma grande surpresa”, revelou Vinícius, que tem 16 anos e está na segunda série do Ensino Médio. Confira na íntegra o texto de Vinícius:

“O mundo que nos cerca atualmente, possui uma realidade muito distinta da que se apresentava há décadas atrás, quando a questão abordada é o trabalho no meio rural. Antigamente esse trabalho servia, na maioria dos casos, única e exclusivamente como um trabalho de subsistência, e sem outras oportunidades de emprego, esta era a melhor opção”.

Com o passar dos anos, o crescente desenvolvimento do meio urbano veio acompanhado paralelamente com o de vagas de emprego neste mesmo meio, o que despertou o interesse das pessoas do meio rural, que viram ali, oportunidades de mudar de vida, ter um salário fixo, e uma jornada previamente estabelecida. Fato que pode ser amplamente observado, até mesmo na pequena cidade onde vivo, Iporã do Oeste, localizada a 500 quilômetros a oeste da capital Florianópolis.

A faixa etária que mais se vislumbrou com essas novas oportunidades e seus benefícios é a de 15 a 20 anos, ou seja, os jovens do nosso meio rural. Segundo dados do IBGE, de 2000 até 2010, a porcentagem dos mesmos convivendo e trabalhando no meio rural sofreu um decréscimo de dois por cento.

Há no meio rural, jovens que saem das propriedades de suas famílias atrás de estudo e conhecimento, pois apesar da vontade de permanecer e ajudar seus pais, não possuem a possibilidade de seguir seus sonhos sem recorrer as cidades.

Ao optar em viver nas cidades, os jovens levam em consideração vários aspectos, dentre eles o período de trabalho. Segundo o presidente do sindicato rural, "o jovem urbano chega na sexta-feira, pendura o boné dele na fábrica e volta só na segunda. E no meio rural teria que estar permanentemente, porque, dependendo da atividade que ele desenvolve, é de segunda a segunda". Outro quesito que pesa enormemente na balança da escolha é o lado financeiro. Com o trabalho rural, não há como ter a certeza que o lucro vingará no final do mês, e partindo do pressuposto que a sociedade em que vivemos instiga o consumo, as pessoas não terão como satisfazer seus desejos. Já o trabalho urbano, apresenta uma renda fixa, algo que raramente se alterará para menos, e que apresenta a disponibilidade de planejamento.

Em Iporã do Oeste, por ser um município basicamente agrícola, onde 49% da população reside no campo, podemos também analisar outra consequência do êxodo rural por parte dos jovens. As famílias, sem sucessores para suas propriedades não conseguem investimentos financiados pelos bancos, e ao fim das contas, acabam obrigadas a vender a propriedade para produtores vizinhos, que a incorporam à sua terra.

Segundo o IBGE, o número de jovens que deixam o campo pela cidade ainda não estagnou, mas os programas criados pelo governo começam a surtir efeito, e a porcentagem vem caindo gradativamente. Além desses programas, a sociedade em geral começou a dar mais respeito à classe trabalhadora do campo, que antes era vista como menos desenvolvida, e que agora começa a mostrar seu potencial e importância para todos.

Logo, basta ao jovem pôr em prática o conselho dado em Êxodo 20:12, "que você viva muito tempo na terra que lhe foi dada por herança" utilizando a vontade de inovar afim de não precisar compartilhar da árdua vida que seus pais tiveram no campo, pois se há um setor que nunca deixará de ser necessário é o agrícola.

 
SDR de Itapiranga comemora sucesso na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia em Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Por Márcia Welter   
Sex, 24 de Outubro de 2014 15:36

24-10 pequena caue 222222A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga obteve a classificação de duas escolas na IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologias, em Florianópolis. Na categoria Ensino Fundamental, a EEB São José ficou em primeiro lugar, com a apresentação do projeto Micro-organismos eficientes (EM): Mescla beneficiosa no cultivo de orquidáceas; e na categoria Ensino Médio, o projeto Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar, da EEB São Vicente, ficou na segunda colocação.

Leia mais...
 
Professores da educação básica encerram curso de Formação Continuada em Canoinhas e Porto União PDF Imprimir E-mail
Por Sérgio Teixeira da Silva   
Sex, 24 de Outubro de 2014 15:17

Curso gratuito com carga horária de 32h foi oferecido nas cidades de Canoinhas e Porto União, a todos os professores que trabalham com o 4º e 5º ano e como Segundo Professor

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas, Gerência Regional de Educação, por meio da Supervisão de Educação Básica e Profissional e Universidade do Contestado realizaram, nos meses de setembro e outubro, o Curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica e para professores de 4º, 5º anos e Segundo Professor.

Leia mais...
 
III Feira de Ciências e suas Tecnologias têm 69 expositores na EEB Felisberto de Carvalho, em Palmitos PDF Imprimir E-mail
Por Tiago Spezzatto   
Sex, 24 de Outubro de 2014 14:59

24-10 pequena caue 1Na manhã de sexta-feira, 24, a EEB Felisberto de Carvalho, de Palmitos, iniciou a III Feira de Ciências e suas Tecnologias. A feira que conta com 69 projetos expostos é uma mostra das múltiplas possibilidades de aprendizagens desenvolvidas diariamente na escola e inseridas no contexto social de cada aluno, e tem como objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e do conhecimento científico, assim como a capacidade inventiva e investigativa nos estudantes.

Leia mais...
 
EEB Princesa Isabel realiza a II Feira de Ciências e Amostra de Trabalhos em Palmitos PDF Imprimir E-mail
Por Tiago Spezzatto – SDR Palmitos   
Sex, 24 de Outubro de 2014 13:06

Alunos 1 PEQUENA explicam seus trabalhos nas bancasNos dias 22 e 23, a EEB Princesa Isabel, de Palmitos, realizou a II Feira de Ciências e Amostra de Trabalhos, que contou com a presença de professores, pais e alunos. A abertura contou com apresentações culturais, entrega de boletins e visitação à feira. A escola apresentou trabalhos de todas as disciplinas, com participação dos alunos do pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio.

Leia mais...
 
EEB Governador Ivo Silveira, de Palhoça, desenvolve projeto de conscientização ambiental PDF Imprimir E-mail
Por Cauê Andreosi   
Sex, 24 de Outubro de 2014 12:32

O professor Adriano Cúrcio, da EEB Governador Ivo Silveira, de Palhoça, juntamente aos alunos Expositores Alesson R. Furtado e Jhonatan Batisti, vêm desenvolvendo um projeto de conscientização para preservação do meio ambiente. O Horto Florestal Ivo Silveira, que tem como objetivo geral a interação entre alunos, professores e funcionários com a natureza e o valor da sua preservação para a subsistência humana.

Leia mais...
 
A EEB Maria Salete Cazzamali realiza viagem de estudos e aventura PDF Imprimir E-mail
Por Ascom - Elizeu Tomasi – SDR Santa Cecília   
Sex, 24 de Outubro de 2014 09:14

CIMG5949pequenaOs alunos do Ensino Médio Inovador e do Mais Educação da EEB Maria Salete Cazzamali, de Santa Cecília realizaram na tarde do dia 22 de outubro a viagem de estudos a cidade de Fraiburgo.  Com o objetivo de conhecer plantas e animais nativos da região como araucárias centenárias, cedros, imbuia, xaxim, cutias, lagartos e vários tipos de aves, entre outras espécies, os alunos visitaram a “Mata René Frey”.

Leia mais...
 
Gerência de Educação de Canoinhas reúne diretores das escolas estaduais para organizar ano letivo de 2015 PDF Imprimir E-mail
Por Ascom - Sérgio Teixeira da Silva – SDR Canoinhas   
Sex, 24 de Outubro de 2014 08:39

Reunião com diretores II pequenoCom o objetivo de melhor organizar o ano letivo e 2015, a Gerência Regional de Educação (Gered) e equipe da SDR Canoinhas, realizaram durante todo dia dessa quinta-feira, 23, nos municípios de Porto União e Canoinhas, reunião com diretores e assessores das 23 escolas estaduais que compõem a SDR Canoinhas.

Leia mais...
 
Secretaria da Educação de Santa Catarina divulga finalistas de Concurso Jovem Senador - 2014 PDF Imprimir E-mail
Por Lilian Maia Rodrigues/Ascom   
Qui, 23 de Outubro de 2014 16:48

A Secretaria de Estado da Educação divulga os nomes dos três melhores colocados no Programa Jovem Senador, que teve como tema: Se eu fosse um senador. O programa objetiva proporcionar aos estudantes conhecimentos acerca da estrutura e do funcionamento do poder legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 - (48) 3664-0500 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels