Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEBValdeteInesPiazera.jpg
  • Banner
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar recebe inscrições até dia 14 de maio PDF Imprimir E-mail
Ter, 27 de Abril de 2010 11:28
Estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos é o objetivo do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, base ano 2009. A iniciativa busca contribuir para que as unidades de ensino passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão, identificando e reconhecendo as práticas e experiências eficazes.

Os projetos, as atividades desenvolvidas nas escolas e o processo de auto-avaliação devem ser entregues até o dia 14 de maio de 2010, na Secretaria de Estado da Educação para registrar a candidatura aos comitês, estaduais/regionais de avaliação. Podem participar escolas públicas estaduais, municipais ou conveniadas que possuam mais de cem alunos matriculados na educação básica.

Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, participaram 21.130 escolas, após terem realizado a auto-avaliação. Foram distribuídos 636 diplomas de "Escola Referência Nacional em Gestão Escolar". A idéia é que, ao apresentar sua candidatura, o diretor e sua escola participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino.

A primeira escola de cada Estado/Distrito Federal selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação receberá além do diploma "Escola Referência em Gestão Escolar" a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Os (as) diretores (as) serão contemplados (as) com o diploma "Liderança em Gestão Escolar" e como prêmio, a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou nos Estados Unidos. Além disso, as seis escolas finalistas receberão R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) cada, e dentre essas, a que for selecionada para o primeiro lugar receberá R$ 15.000,00 (quinze mil reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho, e também o Diploma "Destaque Brasil".

O Prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e Fundação Roberto Marinho. Além disso, tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, do movimento "Todos Pela Educação", MBC (Movimento Brasil Competitivo), Grupo Gol, Gerdau e Instituto Razão Social.

Regulamento completo no site www.consed.org.br.

Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 - (48) 3664-0500 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels