Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Tullo Cavallazzi.jpg
  • Banner
Secretaria da Educação de São Paulo conhece o sistema de informação escolar catarinense PDF Imprimir E-mail
Por Beatriz Menezes dos Santos/ Benhur Cruz Lima   
Qui, 09 de Junho de 2011 12:11
09062011pq1O Sistema de Gestão Educacional (SisGESC), da Secretaria de Estado da Educação (SED) está servindo de referência a outros estados. Nesta quinta-feira, 09, a diretora de Desenvolvimento Humano, Elizete Mello, recebeu os técnicos da Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC), que vieram conhecer o gerenciamento de informação escolar da rede estadual de ensino.

Segundo Elizete Mello, essa troca de experiências é importante, pois mostra que Santa Catarina está no caminho certo. "A visita demonstra o sucesso do programa, que tem servido de modelo para outras Secretarias Estaduais, por permitir grande agilidade e transparência na gestão escolar", afirma.

O software, desenvolvido em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), é responsável pela informatização da folha de pagamento dos servidores estaduais e lotação de professores, além de todo o monitoramento de dados das escolas, como o histórico de notas e transferência dos alunos, das 1350 unidades da rede estadual de ensino.

O chefe de Gabinete da SEDUC, Fernando Padula, destaca que a visita foi muito enriquecedora."Não precisamos ficar "reinventando a roda", para aperfeiçoar nossa gestão escolar, por isso viemos buscar referências de quem já avançou neste caminho", ressalta.

09062011pq2SISGESC - O ambiente do SIGESC Web é constituído pelos seguintes elementos: o banco de dados compartilhado; o sistema de informação como ferramenta de apoio à decisão, observando que a tomada de decisão faz parte da tarefa de todos, combinando-se dinâmica e estrategicamente a centralização e a descentralização; a comunicação via Internet, propiciando a participação dos diversos profissionais, estudantes e famílias, permitindo o "feedback" (retroação) rápido e adequado, sem a redundância de dados e fragmentação dos processos.

A solução Web integra a administração das escolas e do ensino por meio da Internet, com custo mínimo, utilizando softwares livres. O sistema agrega opções para gestão estratégica, gestão de conhecimento e educação especial e inclusiva apoiada por uma tecnologia de informação e comunicação. Também dá suporte à informática educativa, à profissionalização de alunos e à capacitação de professores e de gestores.

 

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 - (48) 3664-0500 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels