Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb maria duarte vasconcelos.jpg
  • Banner
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Maio de 2012 17:11

A reunião sobre a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) aconteceu no dia 10 e 11 de maio na Secretaria de Estado da Educação (SED), palestrada pelo consultor Ricardo Burg Mlynarz, com intuito de debater e mobilizar profissionais da educação para as conferências que acontecerão nas escolas sobre sustentabilidade.

Os objetivos da IV Conferência Nacional são: contribuir para tornar as escolas participantes da conferência em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis.

A SED aderiu com o objetivo de desenvolver uma política de fortalecimento e enraizamento da Educação Ambiental nas Escolas. “Esta conferência é uma complementação muito importante dentro das atividades que as escolas já desenvolvem em relação ao meio ambiente e conservação das escolas”, disse a diretora de Educação Básica, Sheilla Maria Soares Marins.

As conferências nas escolas acontecerão até dia 30 de março de 2013, etapa obrigatória que e envolve toda comunidade escolar de todos os turnos: estudantes entre 11 e 14 anos, professores, gestores e membros da comunidade. A proposta escolhida será encaminhada para a Conferência Regional, Municipal ou Estadual. Será eleito 1 delegado e 1 suplente em cada escola para a próxima etapa.

Conferências Municipais, Regionais e Estaduais serão até dia 17 de agosto de 2013. Esta é uma etapa opcional que debaterá as propostas de projetos nas escolas. Os critérios para seleção das propostas ficarão a cargo da Comissão Organizadora Estadual (COE).

A conferência nacional será de 10 a 14 de outubro de 2013. É uma etapa obrigatória onde acontecem apresentação e debate dos projetos de ação das escolas. Ocorre a eleição da proposta e da delegação estadual para a IV Conferência Nacional.

No total, serão escolhidos 4 projetos e 27 delegados das seguintes regiões de Santa Catarina: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Videira, Tubarão.

Os critérios para escolha do delegado (a) são: estar cursando os anos/séries finais do Ensino Fundamental; ter entre 11 e 14 anos; gostar de debates sobre o meio ambiente; ter boa comunicação; ter participado de maneira significativa na construção dos projetos de ações e no processo da conferência.

A escola sustentável promove a saúde do ambiente e das pessoas; cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; respeita a diversidade biológica e reconhece a importância da vida; é segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautadas no prazer de aprender e do cuidado consigo, com o outro e com o ambiente.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 - (48) 3664-0500 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels