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Alunos de São Miguel aprendem brincando por meio do Projeto Mente Inovadora PDF Imprimir E-mail
Por Gisele Vizzotto– SDR São Miguel do Oeste   
Qui, 19 de Julho de 2012 17:57

A essência do Projeto Mente Inovadora chama a atenção. Desde março, alunos de duas escolas estaduais de São Miguel do Oeste aprendem matemática de forma mais fácil e divertida.

190712pq3Com o objetivo de mudar a prática pedagógica, dinamizar as aulas, tornando-as mais atrativas e diferentes, e ainda capacitar os professores de matemática, a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, está desenvolvendo o Projeto Mente Inovadora nas Escolas Estaduais Guilherme José Missen e São João Batista, ambas de São Miguel do Oeste.

Os alunos aprendem brincando, numa mistura de conteúdo, diversão e aprendizado. A metodologia desenvolvida é a de explorar as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva para que desenvolvam progressivamente a autonomia.

O Projeto Mente Inovadora foi implantado em março de 2012 para alunos do 6º ao 9º anos. Ao todo, são 470 alunos que experimentam o novo método de aprendizagem nas duas escolas da Regional de São Miguel do Oeste. No Estado, são mais de 70 unidades escolares que desenvolvem o projeto.

Para o gerente Regional de Educação, Moacir Martello, o projeto é bastante significativo, pois implementa métodos diferenciados e eficazes no ensino. “Percebemos muitas vantagens para os alunos, educadores, pais e escolas. A Educação está mudando e temos que seguir a mudança e aprender com as novas metodologias e práticas da área”, frisou Martello.

Mais fácil e divertido

As atividades do projeto contemplam várias disciplinas, mas inicialmente está sendo trabalhada a matem190712pq2ática. A matéria que assusta muitos alunos, agora é vista como diversão. A estudante da EEB Guilherme José Missen, Patrícia Paulino Ferreira, de 13 anos, está no 7º ano e revela que com o novo método melhorou seu desempenho na matemática. “É o primeiro ano em que vou bem na disciplina. É muito mais fácil prestar atenção no jogo e na aula”, revela.

Da mesma forma, sua colega Aline Oliveira, também de 13 anos, comenta que o trabalho em equipe que os jogos proporcionam estimula o aprendizado. “É muito mais fácil e divertido aprender matemática”, garante a estudante, lembrando que são realizados durante a aula pequenos campeonatos, estimulando o espírito de equipe entre a turma.

Melhor rendimento escolar

Entre os professores da Regional de São Miguel do Oeste que estão trabalhando com o Projeto é unânime a opinião de que o rendimento escolar melhorou com os jogos didáticos. O professor da EEB Guilherme José Missen, Jacir Brun, trabalha há 18 anos com a disciplina de matemática. Para ele, o projeto vem contribuir com os métodos de ensino. “Os jogos exploram a coletividade, estratégias e habilidades dos estudantes. Ficou mais fácil ensinar matemática, podendo identificar as áreas que os alunos mais se destacam. Em pouco mais de dois meses de atividades, podemos perceber grande melhora no rendimento das turmas”, constata. 

Para a integradora do Ensino Fundamental da Gered de São Miguel do Oeste e coordenadora do Programa na região, Inís Machado da Silva de Godoy, a metodologia através de jogos desenvolve uma grande diversidade de habilidades, estratégias para a solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação entre outras.

“A experiência com o jogo é uma ferramenta significativa, pois ela proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitória e derrota, acerto e erro, trabalhar em equipe possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina”, complementa.

Capacitação

Foi preciso uma preparação dos professores para que as atividades desenvolvidas alcançassem os resultados esperados. A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), iniciou, em março, a primeira etapa do “Curso de Formação Continuada Projeto Mente Inovadora na Escola”.

Os professores de matemática das escolas em que foi implantado o Mente Inovadora estão recebendo capacitação mensal da equipe que desenvolveu os jogos. A primeira parte intensiva ocorreu no mês de março, nos dias 19, 20 e 21.  Os demais encontros estão previstos para acontecer uma vez por mês até o final deste ano.

O curso está sendo realizado em oito cidades polos: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Lages, Joinville e São Miguel do Oeste. Na Regional de São Miguel do Oeste são reunidas as SDRs de Dionísio Cerqueira, Maravilha, Itapiranga e São Lourenço do Oeste.

 

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