Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
EEB Cardeal Arcoverde apresenta resultado do projeto “Carbono Zero” PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Setembro de 2013 15:25

240913FPA Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde, de São Carlos, pertencente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos, encerrou, na tarde desta segunda-feira, 23, o primeiro ano do projeto “Carbono Zero”.Lançado em setembro de 2012, o projeto tem a finalidade de neutralizar as emissões de Carbono resultantes do funcionamento das unidades escolares, com do plantio de árvores. Para isso, durante um ano alunos, professores e servidores da escola acompanharam mês a mês o consumo de energia elétrica, gás e lixo produzidos para determinar quanto gás carbônico é produzido na escola. O secretário Regional, Elio Godoy, avaliou o acontecimento. “Esse é um projeto pioneiro no Estado e é com essas ações que vamos conscientizar os alunos a preservar a natureza e diminuir o lixo produzido tanto na escola como em casa”, disse.

A diretora da Escola EEB Cardeal Arcoverde, Terezinha Roseli Chiesa, explica que para cada uma tonelada de CO2, o equivalente emitido é indicado plantar sete árvores. “Durante esse tempo, a escola produziu quase 5 mil quilos de lixo, que é equivalente a 1230,06 de emissão de CO2. Para neutralizar, seria necessário a plantação de 94 árvores, mas para ficar em crédito com a natureza a escola plantou 160 árvores”, comentou.

Já, segundo o assistente Técnico Pedagógico e orientador do projeto, Gilberto Nicolai, a partir dos dados que a escola coletou durante o ano o desafio para 2014 é continuar o projeto, buscando diminuir o volume do lixo, da energia elétrica e do gás consumido pelos alunos e professores. Além de conscientizar-se sempre em relação à importância da preservação do meio ambiente. “Temos que cuidar do que cuida de nós”, ressaltou.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 - (48) 3664-0500 | sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels