SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

Regionais de Educação iniciam mobilização de segurança nas escolas com forças policiais

Após o governador do Estado, Jorginho Mello, anunciar o protocolo de segurança nas escolas estaduais, os coordenadores regionais de Educação já iniciaram as mobilizações com a Polícia Militar para intensificar a segurança. Palestras, rodas de conversas, acolhimento dos professores e outras atividades já estão sendo realizadas para trazer mais seguranças à toda comunidade escolar em Santa Catarina.

Para aumentar a segurança nas escolas, as 1053 unidades da rede também terão um profissional de segurança armado, experiente e pronto para agir. O investimento do Estado no protocolo de segurança será de R$ 70 milhões. O governo esclareceu também que está com forças mobilizadas por todo o Estado e que não há motivo para pânico.

Na coordenadoria regional de Xanxerê a “Operação Minha Escola” está sendo realizada desde a semana passada o policiamento preventivo e fiscalizações nas unidades de ensino e suas proximidades. Além disso, a Polícia Militar criou uma rede de segurança escolar com os gestores das escolas, via aplicativo de mensagens, para troca de informações e orientações de segurança.

Nos municípios da coordenadoria de Taió, as rondas policiais são feitas diariamente, tanto nas escolas centrais quanto nas que ficam no interior das seis cidades que compõem a região. O corpo de bombeiros também tem participado para dar orientações e os agentes estão nas escolas conversando com os gestores.

Além da atuação das forças de segurança, as coordenadorias regionais possuem equipes do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE), com uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogos e assistentes sociais. Na coordenadoria regional de Dionísio Cerqueira, as equipes do NEPRE estão recebendo formações continuadas para auxiliar no restabelecimento do sentimento de segurança e confiança dos pais, estudantes e professores.

Diretrizes e acolhida com coordenadorias regionais

As ações foram intensificadas após live realizada pela Secretaria de Estado da Educação com os 36 coordenadores regionais. Com a participação da secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, a reunião teve o objetivo de repassar diretrizes sobre as medidas de segurança para que cada coordenador comunique as unidades escolares e realize a acolhida adequada com a comunidade escolar. “Toda ação nas escolas precisa estar vinculada e ter foco formativo com servidores. É necessário enfatizar ainda mais o trabalho de prevenção à violência nas escolas que já realizamos, alinhado ao currículo do território catarinense”, explicou a secretária.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support