A Educação Ambiental está voltada para o conhecimento socioambiental e suas conexões, para a sustentabilidade. É uma das estratégias que possibilita orientar e sensibilizar os estudantes quanto a discussão, reflexão e articulação entre o conhecimento da realidade ligada à comunidade, de seu entorno e das questões globais, promovendo responsabilidade ambiental, visando a sustentabilidade e a promoção da qualidade de vida, condição imprescindível para formar sujeitos conscientes, capazes de intervir e transformar a realidade. Além de possibilitar a participação mais consciente no contexto da sociedade, questionando comportamentos, atitudes e valores, e propor novas práticas de consciência e sensibilização ambiental.
A Educação Ambiental deve estar presente, permeando todas as relações e práticas pedagógicas. Deve integrar os conhecimentos dos componentes curriculares com uma abordagem transversal, por se referirem a assuntos que atravessam as experiências dos estudantes em seus contextos, contemplam aspectos que contribuem para uma formação cidadã, política, social e ética, marcando a importância de se trabalhar este tema no currículo.
Base orientativa e materiais para subsídio das práticas pedagógicas
Para subsidiar essa abordagem a Secretaria de Estado da Educação encaminha ações nessa direção e tem disponibilizado os seguintes materiais:
• Lei nº 13.558 de 17 de novembro de 2005, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), trazendo a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da educação estadual.
● Live Educação Ambiental: Desastres: Aprender para Prevenir, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE) e Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/SC). Tem como objetivo promover a construção de conhecimentos sobre educação para redução de riscos de desastres socioambientais e das mudanças climáticas, bem como, atender a Lei nº 13.558, de 17 de novembro de 2005, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental.
A partir da Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, têm-se mudanças significativas na organização do Ensino Médio.
Dentre essas mudanças, destaca-se a ampliação da carga horária, de 800 horas/ano, para mil horas anuais, até 2022, devendo esta ser ampliada, de forma progressiva, para uma carga horária anual de 1.400 horas.
Destaca-se, também, a divisão do currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma Parte Flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos), além da definição de uma nova organização curricular, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual define os direitos e objetivos de aprendizagem no Ensino Médio (BRASIL, 2017).
A Formação Geral Básica encontra embasamento na BNCC, que propõe a organização curricular dos componentes curriculares por Áreas do Conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Já os chamados Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo, compreendendo: Projeto de Vida; Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento. As Trilhas de Aprofundamento, por sua vez, podem contemplar uma área do conhecimento, integrar duas ou mais áreas do conhecimento ou, ainda, contemplar a formação técnica e profissional.
Em Santa Catarina, a partir de 2020, 120 escolas-piloto de Santa Catarina iniciaram a implementação do Novo Ensino Médio. Essas escolas, que se encontram em processo de implementação de ações de flexibilização curricular, fornecem importantes subsídios para a construção da proposta do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino. Dentre as ações de flexibilização realizadas nas escolas-piloto - que não implementam, até o momento, Trilhas de Aprofundamento - destaca-se o trabalho com o Projeto de Vida, a Segunda Língua Estrangeira e os Componentes Curriculares Eletivos.
Atualmente, a Rede conta com 25 de Componentes Curriculares Eletivos, os quais figuram como possibilidades interessantes de flexibilização do percurso formativo dos estudantes, de acordo com seus interesses e Projeto de Vida.
Este caderno destina-se aos pais e/ou responsáveis, dos estudantes da rede estadual de ensino, pertencentes aos diversos modelos de organização familiar e de situação sócio econômica.
Mind Lab em Família: Vamos embarcar nessa divertida jornadada educação?
Bem-vindos ao Mind Lab em Família! A SED em parceria com a Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, está disponibilizando conteúdos que estimulam a criatividade, o protagonismo e o engajamento das famílias.
Este material é gratuito e disponibilizado semanalmente para ajudar todos os alunos e familiares no processo de aprimoramento de habilidades cognitivas e socioemocionais. O Mind Lab em Família nasceu da necessidade de unirmos forças, adaptando a Metodologia MenteInovadora para este novo momento.
Nossas atividades possibilitam a vivência de experiências intensas, significativas e, ao mesmo tempo, gostosas, divertidas e leves, pois usamos jogos como recurso didático.