A- A A+

foto mediotecPRONATEC com ação do MEDIOTEC

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, o qual ofertará vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. O MedioTec tem com proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo. Toma como base as orientações para as instituições educacionais e sistemas de ensino, à luz das alterações introduzidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pela Lei nº 11.741/2008, no tocante à Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com foco na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

As vagas dessa nova ação do Pronatec são definidas a partir do mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as necessidades futuras.

Os cursos técnicos devem estar vinculados obrigatoriamente ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE).


PRONATEC/SED/SC Ofertante

Como funciona?
A Secretaria Estadual de Educação firmou Termo de Compromisso para oferta dos cursos técnicos PRONATEC/MEDIOTEC em dezembro de 2016 junto ao Ministério da Educação e Cultura, organizados na modalidade Bolsa-Formação Estudante, na forma concomitante, para estudantes em idade própria e que estejam cursando o ensino médio da rede estadual.

Os cursos técnicos devem estar vinculados obrigatoriamente ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE).

Quem pode fazer os Cursos Técnicos?
Todo estudante que estiver cursando o segundo ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e em idade própria (15 a 19 anos).

Como se  inscrever nos Cursos Técnicos?
Quando em sua região houver o Processo Seletivo de Aluno-PSA você poderá se inscrever.

Haverá alguma despesa para o estudante fazer os cursos técnicos?
Não, pelo contrário, o estudante receberá Assistência Estudantil para custear as despesas de transporte e alimentação, mas só receberá quando tiver presença nas aulas.


EDITAIS E RESULTADOS DA UNIDADFES ESCOLARES QUE OFERTAM O PRONATEC/MEDIOTEC
-- CEDUP Dário Geraldo Salles
-- CEDUP Renato Ramos da Silva
-- CEDUP de Chapecó
-- CEDUP Dr. Jorge Lacerda

DOCUMENTOS
-- Slides das Reuniões

LEGISLAÇÃO
-- Estadual
-- Federal

EDITAIS - Clique


Mais informações:

Gerência de Administração Escolar vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual  
Telefone: (48) 3664-0224 / 3664-0269
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito