A- A A+

study 736248 960 720O setor educacional iniciou suas primeiras atividades no interior da Penitenciária de Florianópolis no ano de 1975, mas somente em 1987 o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina registra e legitima a implementação da Escola Supletiva da Penitenciária

O Programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade, atualmente realizado pelos CEJAS e algumas escolas de Educação Básica, como projeto piloto, nasceu da necessidade de garantir a educação básica na perspectiva do direito à educação com base na LDB 9.394/1996, no ECA 8.069/1990 e conforme estabelece as Resoluções nº 3 do CNE/2010, a Resolução nº 110 do CEE/2012 e a Resolução nº3 do CNE/2016.

O programa atende adolescentes, jovens e adultos internos em unidades prisionais, socioeducativas e centros terapêuticos do Estado de Santa Catarina.

São oferecidos cursos presenciais nos níveis de ensino fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano) e ensino médio, permitindo que adolescentes, jovens e adultos inseridos no programa possam iniciar ou concluir o processo de escolaridade básica.


Atendimento Educacional em Unidades Prisionais

Para a oferta de escolarização nos espaços de privação de liberdade a SED/DIEB/GEMPE estabelece como orientação padrão a formalização de termo de compromisso entre a Gerência Regional de Educação / Centro de Educação de Jovens e Adultos e a Unidade Prisional.

A organização curricular da oferta de EJA nas unidades prisionais de Santa Catarina segue a metodologia de Ensino presencial por disciplinas com freqüência obrigatória e avaliação no processo conforme matrizes.

As turmas são organizadas por níveis de ensino:

  • Alfabetização
  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º)
  • Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º)
  • Ensino Médio

Nas turmas de Alfabetização e Ensino Fundamental – Anos Iniciais – o trabalho é realizado por um professor, que desenvolve os conteúdos das diferentes áreas. É possível para o estudante estabelecer ritmo próprio de progressão nos conteúdos, e concluir o curso a qualquer tempo avançando para o nível seguinte.

Nas turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais - e Ensino Médio o trabalho é realizado por disciplinas. O estudante frequenta as aulas e elimina as disciplinas que compõe o currículo de forma sucessiva até a conclusão total do curso. Paralelamente à realização do curso de Ensino Fundamental e Ensino Médio são ofertados os Exames Nacionais de Certificação que podem ser aproveitados para a conclusão em período menor.

“Projeto de Remição pela Leitura: Despertar para a leitura” que tem como proposta a leitura como uma maneira de reintegrar o apenado à sociedade.

Acesse os documentos:
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÂO EM PRISÕES (em breve)


Atendimento Educacional em Unidades Socioeducativas

A oferta de escolarização nas unidades socioeducativas do estado de Santa Catarina acontece através da parceria com a SJC/DEASE – Departamento de Administração Socioeducativa em centros socioeducativos – CASE e centros socioeducativos provisórios – CASEP.

Os adolescentes que cumprem medidas de internação recebem a educação básica através dos CEJAs e das EEBs mais próximas da unidade socioeducativa. Os CEJAs ofertam o ensino fundamental anos iniciais e as EEBs o ensino fundamental anos finais e ensino médio.

 Acesse os documentos:


Atendimento Educacional em Centros Terapêuticos

A oferta de educação básica também favorece os estudantes que se encontram em privação de liberdade em unidades terapêuticas/dependentes químicos do estado de Santa Catarina.

A oferta se dá em níveis do ensino fundamental e ensino médio pelos centros de educação de jovens e adultos. Acordos através de termo de compromisso entre a unidade terapêutica, CEJA e GERED são firmados garantindo as atribuições de cada instituição parceira do programa.

 

Mais informações:
Gerência de Modalidades Programas e Projetos Educacionais (GEMPE) vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual de Ensino (DIGR)
Telefone:(48) 3664 0083
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito