SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

Aedes aegypti

Aedes aegypti

A dengue, atualmente, apresenta-se como um grave problema de saúde pública no Brasil. Santa Catarina vem convivendo com epidemias recorrentes dessa doença.

Para agravar esse cenário, mesmo com todos os esforços empreendidos, o estado continua enfrentando problemas graves com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus que ocasionam, além da Dengue, a Zika e a Chikungunya. Com a presença de muitos focos do mosquito, em epidemias de vírus causadores dessas doenças, o risco de contaminação da população é preocupante.

Diante desse cenário, é importante mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar, intensificando as  medidas de prevenção e controle do mosquito, como:  manutenção dos espaços de trabalho e os ambientes escolares livres de recipientes que possam oportunizar o armazenamento de água e a consequente proliferação do mosquito; mobilização de ações e projetos que visem ao combate e à prevenção de focos do Aedes aegypti, bem como a localização de possíveis criadouros do mosquito.

É de extrema importância que todos sejam atuantes no monitoramento e nas ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Eliminar os seus criadouros ainda é a melhor estratégia para evitar surtos e epidemias de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Aedes aegypti: O controle do mosquito é a melhor maneira de evitar Dengue, Zika e Chikungunya

Aedes aegypti: Programa saúde na Escola que traz ações de combate ao mosquito

Para mais informações acesse o site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), clicando na imagem abaixo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support