Carla Silvanira Bohn - SED/SC
Maike Cristine Kretzschmar Ricci - SED/SC
Sandra Elisa de Oliveira da Rosa - SED/SC
Carla Cristina Pessotto – SED/SC
Luana Costa de Córdova - UNDIME/SC
Patrícia Lueders - UNDIME/SC
Rose Cleia Farias Vigolo - UNDIME/SC
Sônia Regina Victorino Fachini - UNDIME/SC
Claudio Luiz Orço - UNCME/SC
Raimundo Zumblik - CEE/SC
Maurício da Silva - FECAM/SC
Coordenação Estadual da BNCC/SC
Carla Silvanira Bohn - CONSED/SED/SC
Sônia Regina Victorino Fachini - UNDIME/SC
Elaboração do Memorial Descritivo
Carla Silvanira Bohn – Secretária Adjunta SED/SC
Carla Cristina Pessotto – Gerente de Políticas Educacionais/SED/SC
Paralelo às ações de formação, está em processo de diagramação e impressão o documento final do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense. Com cerca de 500 páginas, compreende cinco capítulos: A diversidade como Princípio Formativo da Educação Básica, Educação infantil, Alfabetização, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Os 19.952 exemplares serão distribuídos de forma paritária entre Estado e municípios catarinenses, além de entidades e instituições relacionadas com o tema como Conselho Estadual de Educação, secretarias municipais de Educação, universidades públicas, sindicato de professores, entre outros, conforme Quadro 5.
Quadro 5 – Distribuição logística para o Currículo Base.
O projeto de distribuição dos livros foi planejado para atender uma data significativa: o dia 22 de novembro, marcado como o Dia C nas Escolas Estaduais (e nas municipais por adesão). Neste dia, também haverá o lançamento oficial do documento, previsto para a Coordenadoria Regional de Jaraguá do Sul, contando com a participação dos membros das COMISSÕES DO REGIME DE COLABORAÇÃO BNCC/SC, os quais são: Comissão Estratégica De Mobilização Para Implementação Da Base Nacional Comum, Comissão Executiva De Mobilização Para Implementação Da Base Nacional Comum Curricular - BNCC/SC e Equipe De Elaboração BNCC/SC.
A formação integralmente presencial foi premissa no processo de apropriação do conhecimento do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, construído com tamanha riqueza coletiva e propriedade. O desafio para cumprir esta etapa compreende disseminar o Currículo em mais de 5.000 unidades escolares, percorrendo os 295 municípios catarinenses com um volume de aproximadamente 140 mil docentes.
Para cumprir este desafio e ao mesmo tempo fortalecer o regime de colaboração estreitado com os parceiros, foi necessário organizar etapas de formação distintas, em função da obrigatoriedade dos municípios fazerem a adesão ao Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense ou realizarem a construção de currículos próprios. Desta forma, a SED ficou responsável pela formação dos profissionais da rede estadual e UNDIME e FECAM uniram forças para realizar a formação dos professores e gestores municipais.
Formação na rede estadual
A partir das temáticas, conteúdos e dinâmicas realizadas durante os dois seminários de formação e das avaliações feitas pelos cursistas, definiu-se a proposta de formação entre setembro e dezembro de 2019, com a perspectiva de atender a meta do MEC de formar no mínimo 70% dos professores, com carga horária de 30 horas. Para esse planejamento, foram levadas em consideração as seguintes questões:
Com o intuito de cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, foi planejado um processo de formação inicial “em cascata”, que começou em setembro, com prazo de finalização em novembro de 2019, para as escolas da rede pública estadual.
Iniciou-se com a formação de Coordenadores e Supervisores de Ensino das 36 Regionais, que por sua vez realizaram seminários para diretores e assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) das unidades escolares estaduais que compõem cada Regional.
Subseqüentemente, os diretores e ATPs coordenaram os processos de formação nas unidades escolares deles, em duas oportunidades, com envolvimento de 100% dos professores. Optou-se em realizar a formação presencial, privilegiando a qualidade do processo formativo, seguindo o seguinte cronograma,
Setembro – Planejamento, definição de metodologia e produção de conteúdo da formação
3 e 4/10 – Seminário Com as 36 Coordenações/Supervisões da SED
17 a 04/11 – Seminário nas 36 coordenadorias com dois indicados pelas escolas (diretor/gestor e profissional da área pedagógica)
4 a 14/11 – 1º dia de formação nas escolas – as escolas escolheram o melhor dia
22/11 – Dia C nas Escolas com alunos – parada de todas as unidades escolares da rede pública estadual
Durante o mês de setembro, os redatores/formadores da SED, com a coordenação de gestores da SED e do CONSED, realizaram planejamento, definição de metodologia e produção de conteúdo da formação “em cascata”. O planejamento e gestão de processos foram fundamentais para o alcance das metas quantitativas e qualitativas da formação, tendo em vista o grande número de profissionais envolvidos (cerca de 40 mil pessoas entre professores e gestores) de forma presencial, o curto prazo para execução (entre setembro e dezembro de 2019) e a necessidade de produção de conteúdo e metodologia que pudessem ser replicados de forma concreta até o chão de sala de aula. Vale ressaltar que há uma convergência de profissionais que trabalham da rede estadual e municipal (100 mil rede municipal e 40 mil na rede estadual), representando em números reais, 70 mil servidores, o que permite maior capilaridade de formação e disseminação da formação e apropriação do Currículo.
Em relação ao conteúdo e às metodologias, foram elencadas prioridades no trabalho, ao mesmo tempo arquitetadas entregas, que podem ser acompanhadas subseqüentemente.
A agenda, com o detalhamento do trabalho realizado no 1º seminário, apresenta-se na seqüência (Quadro 4), reunindo Coordenadores/Supervisores de Ensino das 36 Regionais da SED, e podendo ser utilizada como proposta nas demais etapas da formação – neste cerne, oportuniza em cada etapa, os organizadores realizarem as mudanças necessárias, respeitando as especificidades locais, porém, sempre utilizando o conteúdo essencial.
Quadro 4 - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE INDICADORES EDUCACIONAIS E CURRÍCULO BASE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO TERRITÓRIO CATARINENSE / AGENDA
Como mencionado anteriormente, a formação dos professores e gestores dos 295 municípios ficou sob a responsabilidade da UNDIME e FECAM, também em sistema de “cascata”, para que os participantes multiplicassem o conhecimento nas escolas. O processo cumpriu o seguinte cronograma:No 1º seminário, os participantes receberam orientação/sugestão sobre os conteúdos a serem trabalhados nos dois dias de formação nas escolas, sendo que,
1º dia de formação nas escolas
22/11 – Dia C nas Escolas
Formação nas redes municipais
03 de outubro
Formação com os Formadores Regionais
Participantes: 95 pessoas
Pauta: Alinhamento do Currículo do Território Catarinense aos currículos municipais
07 de outubro
Encontro Currículo da Educação Infantil
Participantes: 250 pessoas (professores, diretores, secretários de educação, técnicos)
Pauta: Práticas pedagógicas
22 a 24 de outubro
Seminário da Undime: Inovação em Educação: Do Currículo às práticas pedagógicas
Participantes: 250 (professores, diretores, secretários de educação, técnicos)
Pauta: Alinhamento do Currículo do Território Catarinense aos currículos municipais e práticas pedagógicas.
Para construção e estruturação nacional da BNCC, o MEC deu início ao processo em 2015, com a realização de consulta pública para a construção das versões iniciais e seminários nacionais com professores, gestores e especialistas. Em Santa Catarina, ações complementaram os encaminhamentos nacionais, a saber:
Em janeiro de 2019, uma nova gestão estadual tomou posse e determinou que a implementação da BNCC/Currículo era uma das prioridades a serem cumpridas pela SED. Iniciou-se, então, nova mobilização das entidades envolvidas no regime de colaboração, com uma meta bem clara e determinada: concluir o processo de construção do documento e atender as necessidades de formação estipuladas para 2019, já que Santa Catarina era o único ente da Federação não havia finalizado o documento em 2018, como previa o cronograma do MEC.
O Termo de Referência (TR), para liberação de recursos do PAR, incluía três frentes de ação: a) contratação de especialistas/consultores em currículo, b) realização de eventos formativos e de mobilização e c) diagramação e impressão dos materiais curriculares. Foram então planejados e executados os três seminários previstos, entre abril e agosto de 2019, envolvendo mais de 500 pessoas, assim distribuídas:
TOTAL: 547 pessoas
1º Seminário para a Sistematização do Documento do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense
Realizado entre os dias 15 e 17 de abril de 2019, no município de São José, na Grande Florianópolis, o encontro teve como objetivo aprofundar os estudos e finalizar o documento preliminar, a partir dos grupos de trabalho com a seguinte configuração: a) Educação Infantil: Crianças Pequenas, Crianças Bem Pequenas e Bebês; b) Alfabetização; c) Anos Iniciais do Ensino Fundamental; d) Anos Finais do Ensino Fundamental; e, e) Modalidades de Ensino e Temáticas. Os cursistas participaram de uma imersão de três dias, sob a coordenação de consultores das áreas acima citadas e redatores especialistas em Educação Infantil, Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Educação Física, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação para Relações Étnico-raciais (ERER), Educação Especial, Educação do Campo e Educação Ambiental. A arquitetura deste Seminário pode ser identificada no Quadro 1.
Quadro 1 – Conteúdo Programático do 1º Seminário.
Ao final, foi organizado o documento, cujo conteúdo didático-pedagógico foi finalizado pelos redatores e consultores e entregue ao Conselho Estadual de Educação/CEE em junho. Em 17 de julho, os conselheiros aprovaram o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense por unanimidade. Após essa etapa, o foco do projeto passou a ser, então a formação inicial, com a realização de dois seminários, detalhados a seguir.
1º Seminário para a Formação dos Formadores do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense
Neste evento, realizado entre os dias 24 e 26 de Junho, foi organizada uma dinâmica diferente de trabalho, para dar conta da necessidade dos cursistas se apropriarem de todas as especificidades do novo currículo – áreas de conhecimento e diversidades, entre outras. Assim, foram organizados dois grupos:
Quadro 2 – Distribuição dos Grupos de Trabalho.
Nesse percurso, em cada um dos grupos de 1 a 6, foram desenvolvidas atividades de especificidades nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e campo de experiência do Ensino Infantil.
2º Seminário para a Formação dos Formadores do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense
Após o 1º seminário de formação, percebeu-se a necessidade de aprofundamento de formação em questões do novo currículo relacionadas ao fazer pedagógico e ao dia a dia nas unidades escolas. Dessa forma, definiu-se que a metodologia o 2º seminário (realizado de 19 a 21 de agosto) seria a mesma do anterior, mas com a formação de grupos de trabalhos com temáticas distintas – Avaliação, Projeto Político-pedagógico (PPP), Formação, Tecnologias para a Aprendizagem e Áreas do Conhecimento.
Esses grupos temáticos (formados por consultores e redatores) ficaram fixos em cinco salas, sendo que os grupos de A a F realizaram rodízio conforme Quadro 3.
Quadro 3 – Grupos Temáticos.
Cada grupo de A à F foi composto por, aproximadamente, 100 profissionais de todos os grupos do primeiro seminário: Educação Infantil, Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Educação Física, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação para as Relações Étnicas e Raciais - ERER, Educação Especial, Educação do Campo e Educação Ambiental.