A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lançou no ano de 2019, o projeto para implantação de metodologia de avaliação institucional na rede pública. O objetivo é identificar áreas problemáticas, ou carentes de adequado investimento institucional e destacar os setores que requerem melhorias.
A avaliação institucional está ancorada na dimensão “ambiência”, da qual se destacam quatro eixos: políticas pedagógicas; clima organizacional; infraestrutura; e política de gestão. Dos eixos, depreendem-se os indicadores que compõem a estrutura da avaliação aos seus respondentes.
O instrumento da avaliação institucional foi aplicado no primeiro semestre em todas as escolas públicas estaduais e foi respondido por alunos, professores e equipe técnica administrativa das mesmas. Os alunos do ensino fundamental séries iniciais (1º ao 5º ano) foram orientados a responderem o questionário juntamente com a família.
O resultado desta avaliação forneceu indicadores que poderão subsidiar o planejamento de ações nas escolas e de políticas públicas na oferta de um ensino de qualidade no Estado de Santa Catarina.
Neste segundo semestre, teremos a segunda etapa da avaliação institucional, com novos indicadores, cujo instrumento será aplicado ao mesmo público e ocorrerá no período de 11 de novembro a 17 de novembro de 2019.
Assista ao Vídeo com orientações para a 2ª etapa da Avaliação Institucional 2019.
Acesse o tutorial com todas as informações para participar. (1.06 MB)
Passo a passo - avaliação institucional (439 KB)
Apresentação da web-conferência de 26-06-19 (1.06 MB)
Vídeos:
Web-conferência sobre Avaliação Institucional - 26/06/2019
Ainda no ano de 2019 através do PARECER CEE/SC N° 316 APROVADO EM 10/12/2019 (Resolução CEE/SC nº 176/2019) O Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), no uso de suas competências, encaminhou por intermédio da Comunicação Interna Nº 046/2019 uma proposta de minuta de Resolução para regulamentar a Avaliação Institucional, bem como a criação da Comissão de Avaliação Institucional Estadual da Educação Básica (CAIEEB), delegando a este Conselheiro, a atribuição de elaborar um Parecer próprio acompanhado de Resolução que fixasse normas para a Avaliação Institucional das Unidades Escolares da Educação Básica pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina, tomando por base a proposta de avaliação institucional deflagrada pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), junto as escolas da rede pública estadual, no primeiro semestre de 2019.
RESOLUÇÃO CEE/SC Nº 176, de 10 de dezembro de 2019. Fixa normas para a Avaliação Institucional das Unidades Escolares de Educação Básica pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina.
PORTARIA Nº600 de 05/03/2020 foi instituída A COMISSÃO ESTADUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL da Educação Básica(CEAIEB), no Estado de Santa Catarina ficando de competência da CEAIEB, a gestão de todo o processo de Avaliação Institucional estabelecida pela Resolução CEE/SC Nº 176, de 10 de dezembro de 2019.
No ano de 2020 em reunião com a Comissão da Avaliação Institucional para a aplicação da Avaliação, ficou definido por unanimidade a não realização da Avaliação Institucional para este ano, pois estamos vivenciando um período de pandemia em decorrência do COVID-19, uma vez que as escolas estão com aulas em regime à distância, corpo docente envolvidos no planejamento e execução destas aulas on line.
Parecer CEE/SC nº 316, aprovado em 10/12/2019 (191 KB)
Resolução CEE/SC nº 176, de 10/12/2019 (215 KB)
Portaria SED/SC nº 600, de 05/03/2020 (126 KB)
Gerência de Avaliação da Educação Básica e Estatística Educacional vinculada à Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional
Telefone: (48) 3664-0071, 3664-0104, 3664-0364
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.