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pencil 1112242 180As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem

Na prática educativa o processo avaliativo é um importante subsídio às políticas educacionais e à retomada do ensino e da aprendizagem, na medida em que fornece informações sobre os estudantes, professores e escolas, atuando, assim, como respaldo na construção de Projetos Políticos Pedagógicos, na certificação e na seleção.

As avaliações em larga escala são externas às instituições escolares avaliadas e abrangem todo o sistema de ensino, ou seja, todas as escolas deste sistema que atendam aos requisitos mínimos de participação. São planejadas e executadas por agentes externos às escolas.  No Brasil, o INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela execução das principais avaliações em larga escala.

 Na maioria das vezes, o foco dessas avaliações é a aprendizagem dos estudantes com a finalidade de fornecerem resultados genéricos para os sistemas de ensino. A partir dos aspectos avaliados, estes resultados possibilitam a compreensão do funcionamento da educação no conjunto do sistema.

 Devido a parâmetros metodológicos consolidados, os resultados de tais avaliações podem ser comparados entre as regiões, estados, municípios, escolas, zonas urbana ou rural, mantenedoras públicas ou privadas, etapas de ensino, etc.

Estas avaliações são produzidas para a prestação de contas à sociedade, assim como para orientação de políticas públicas educacionais e planos de ação. Além disso, seus resultados podem ser utilizados pela escola na sua avaliação institucional e pelos educadores na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, contudo, elas não invalidam ou eliminam outras formas de avaliar produzidas no âmbito escolar.

No Brasil, as avaliações em larga escala, com foco na educação básica, se desenvolvem no âmbito federal, estadual e municipal. As principais avaliações nacionais em larga escala, exames nacionais e avaliações internacionais são:

 

1. AVALIAÇÃO ESTADUAL

 

Avaliação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral - EMITI 

 

 


 

2. AVALIAÇÕES NACIONAIS - SAEB

 

saeb logoSistema de Avaliação da Educação Básica SAEB é coordenado e elaborado pelo INEP, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar  diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

 

SAEB 2021

 

 

 

Apresentaçôes dos Resultados da Edição do SAEB 2019

 

 

Links INEP

 

 

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - Reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Acesse 2019/2020:

 

 


 

3. ENADE

 

"O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)."

 


 

4. EXAMES NACIONAIS

 

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

 

Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ENCCEJA -  O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

 


 

5. AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS

 

PISA - PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

PISA 2022 – Como reflexo das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia de COVID-19, os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para 2022 e do Pisa 2024 para 2025.

 

 

PIRLS - ESTUDO INTERNACIONAL DE PROGESSO EM LEITURA

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) avalia habilidades de leitura.

 

 

ESTUDO REGIONAL COMPARATIVO E EXPLICATIVO

O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma avaliação internacional direcionada aos países da América Latina e Caribe. O Erce monitora os avanços na aprendizagem dos estudantes da região. Os estudantes são avaliados em leitura, escrita, matemática e ciências.

 

 


 

6. BIBLIOTECA

1º Caderno: As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo ensino aprendizagem
(1.87 MB)

2º Caderno: as Avaliações de Educação Básica de todas as Gerências Regionais de Educação


 

Mais informações

Gerência de Estatísticas e Avaliação 
Telefone: (48) 3664-0364
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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