TwitterFacebookYoutubeInstagram

Imagem Educação na palma da MãoA Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), desenvolveu em 2019 o sistema de inteligência de dados “Educação na Palma da Mão”. A iniciativa inclui vários painéis que tornam as informações sobre a educação catarinense mais dinâmicas, detalhadas e transparentes, agrupando uma grande quantidade de dados para consulta personalizada a partir dos filtros.

O início do sistema foi marcado pela criação de um painel para acompanhamento mensal do total de matrículas, turmas e escolas da Educação Básica da rede estadual de ensino, possibilitando a visualização dos dados por regional, associação de municípios, município, escola e turno. Também reserva um espaço para as informações por série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como para os Programas e Projetos existentes nas escolas estaduais.

A ferramenta foi apresentada para secretários municipais de Santa Catarina e também para outros estados no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tornando-se uma referência em âmbito nacional, inclusive para o Ministério da Educação (MEC). A criação do sistema também rendeu para a SED a classificação entre as três finalistas do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, na modalidade Gestão da Educação Pública.

Com o reconhecimento, o sistema foi ampliado nos anos seguintes a partir da inclusão de mais painéis com dados sobre a educação em Santa Catarina. A ferramenta inclui, por exemplo, dados sobre indicadores nacionais de qualidade, investimentos em bolsas para cursos de graduação e pós-graduação, resultados da avaliação institucional e taxas de aprovação, reprovação e abandono das unidades escolares.

As informações do “Educação na Palma da Mão” representam uma importante fonte de pesquisa para a tomada de decisão e também para o planejamento estratégico da SED, permitindo que os gestores possam embasar as ações e iniciativas da educação catarinense a partir de dados. Além disso, o sistema também facilita o acompanhamento do panorama do ensino catarinense pelos órgãos de controle. 

Os painéis da plataforma “Educação na Palma da Mão” podem ser acessados a seguir: 

 

   Escolas, Matrículas e Turmas

Acesso ao total de matrículas, turmas e escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, da Educação Básica e dos Programas e Projetos existentes nas escolas, do ano letivo corrente, a partir de filtros como regional, associação de municípios, município escola e turno. Acesso, também, das informações por série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os dados deste painel têm atualização no 15º e no último dia de cada mês letivo.

 

   Censo Escolar da Educação Básica

Acesso às informações do Censo da Educação Básica, para as redes pública (municipal, federal e estadual) e privada de Santa Catarina. Este painel permite visualizar o total de matrículas e escolas, a partir de filtros como município, escola, dependência administrativa, zona de localização, etapas e modalidades de ensino, série e faixa etária dos estudantes, para a série histórica de 2007 a 2019. Também é possível quantificar os estudantes público da educação especial.

 

   Indicadores Educacionais Georreferenciados

Acesso aos indicadores educacionais georreferenciados para cada escola da rede estadual de ensino, incluindo: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Taxas de Aprovação e; Matrículas por etapa e modalidade de ensino. Esta é uma importante ferramenta de planejamento e gestão à SED e às Coordenadorias Regionais, pois permite identificar visualmente as potencialidades e fragilidades das escolas e municípios para cada um destes indicadores.

 

   Minha Escola

Este painel foi elaborado para facilitar os processos de planejamento e gestão das unidades escolares estaduais. Neste sentido, é possível acessar a série histórica dos principais indicadores educacionais para cada uma delas, tais como: IDEB; resultados do SAEB e distribuição percentual dos estudantes nas escalas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar; indicador de distorção idade-série e; matrículas. Permite, ainda, que cada escola seja contextualizada com os resultados de seu município, da rede estadual ensino de Santa Catarina e do Brasil.

 

 

            Avaliação Institucional

Acesso aos resultados da Avaliação Institucional realizada nas escolas estaduais. Esta avaliação é respondida por estudantes, professores e equipe técnico-administrativa e tem por objetivo fornecer indicadores que subsidiem o planejamento e a execução de políticas públicas assertivas no que tange à melhoria da qualidade da educação catarinense.

 

   UNIEDU

Acesso às informações do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), referentes aos estudantes cadastrados e bolsistas de graduação e pós-graduação, bem como aos investimentos aplicados ao longo do ano letivo, a partir de filtros como ano, grau acadêmico, curso, índice de carência, instituição de ensino superior e município. Este painel tem atualização mensal. 

 


 

Avaliação Educacional

As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem Na prática…

Avaliação Institucional

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lançou no ano de 2019, o projeto para…

Censo Escolar da Educação Básica

O Censo Escolar da Educação Básica é o principal instrumento de coleta de informações da educação e…

Educação na Palma da Mão

A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Centro de Informática e Automação do…

Indicadores Educacionais

Nas últimas décadas, os indicadores têm assumido papel de destaque na gestão educacional brasileira.

Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino

A Supervisão é uma atividade definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº…