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Tire suas dúvidas sobre o segundo período de pré-matrículas nas escolas estaduais para o ano letivo de 2023

O segundo período de pré-matrículas online para novos alunos na rede estadual de ensino inicia dia 23 a 25 de janeiro 2023.


Veja abaixo uma série de perguntas e respostas para tirar todas as suas dúvidas.

Caso ainda permaneça com dúvidas, entre em contato com as Coordenadores Regionais de Educação pelo telefone: 0800-6447890

 

Pré-Matrícula para escolas da Rede Estadual em Santa Catarina

 

Quando será o segundo período de pré-matrículas?

O período será a partir das 8h00min do dia 23 de janeiro até às 17 horas do dia 25 de janeiro 2023 pelo site matrículas on-line

 

Todo o processo será online?

O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita em uma plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).

 

E quem não tiver equipamentos para fazer o cadastro online?

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes.

 

Qual é o prazo para entrega da documentação exigida na pré matrícula?

A documentação deve ser entregue nas escolas entre os dias 23 a 26 de janeiro de 2023, no período de funcionamento da escola.

 

Qual é o critério para a seleção das vagas?

A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas. 

 

Posso escolher vaga em qualquer escola?

Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora próximo da escola. Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola. 

 

E se não houver mais vagas em escolas próximas?

Nesse caso, a orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis não conseguirem vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar. 

 

É possível escolher pelo turno da manhã ou da tarde? 

O estado ofertará a vaga, o turno será escolhido conforme disponibilidade escolar.

 

 

Quais os documentos exigidos para a matrícula?

Veja abaixo a lista de documentos:

a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;

b) Cópia da Carteira de Identidade;

c) CPF; 

d) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário. Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação;

e) Cópia da Carteira de Vacina e declaração atualizada de vacinas emitido pelo Sistema Único de saúde;

f) Ficha de Matrícula Assinada ; 

g) Atestado de frequência e/ou boletim atual;

h) Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.

 

E se os documentos não forem entregues até o prazo limite?

Na impossibilidade da apresentação da documentação indicada nas datas acima, o candidato perderá o direito à vaga. 

 

Há casos em que a matrícula será presencial? 

Sim, apenas nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a educação quilombola e educação escolar indígena.

A matrícula do 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos de idade até 31 de março, conforme legislação vigente.

É importante respeitar critérios de zoneamento, ou seja, a matrícula deve ser feita na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis.

 


Mais informações:

Diretoria de Ensino
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  


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