Conheça os postulantes às vagas para os segmentos da Sociedade Civil Organizada e Segmento do Pais ao Conselho de Administração Escolar (Quadriênio 2021-2025)
Segmento Sociedade Civil
Gabriela Rodrigues Vieira - Slow Food
Considerando a importância da representação nos órgãos de controle social, entendemos que, enquanto Política Pública a Alimentação Escolar é um direito de cada aluno/a matriculado/a. Entendemos que o Conselho de Alimentação Escolar é responsável por acompanhar a execução do PNAE no estado SC, fiscalizar o uso dos recursos e zelar por uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como base práticas a promoção de saúde em ações que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, considerando desde a compra à distribuição de alimentos.
Ivanete de Souza Schulz - União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes)
"Sou membro da direção da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e da direção Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas), acompanho a questão da alimentação escolar por dentro da minha cooperativa e sei da real dificuldade da produção e comercialização e do benefício desta política para os agricultores familiares".
Maria de Fátima Antunes Fuhro - Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina (Sinusc)
"O PNAE é um dos maiores programa de política pública do país, que tem como principal objetivo o combate a desnutrição, a obesidade e em tempos atuais, a fome. Julgamos que pela nossa vivência profissional e experiência com alimentação escolar, temos muito a contribuir com o CAE, onde exercemos inclusive a Presidência. Entendemos que a participação da sociedade civil junto as demais representações, tem muito a contribuir com a Sede".
Rita de Cássia Maraschin da Silva – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da região sul (Fetraf)
"A intenção em ser representante do conselho, primeiro entendemos que, enquanto Política Pública a Alimentação Escolar é um direito de cada aluno/a matriculado/a. É de nossa responsabilidade, como cidadãos, nos envolver e, também, contribuir para que as Políticas Públicas sejam realizadas conforme estabelecido nas legislações específicas, por isso o Controle Social é tão importante, como necessário. Entendemos que o controle social são responsáveis por acompanhar a execução do PNAE no estado SC, fiscalizar o uso dos recursos e zelar por uma alimentação de qualidade e quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, assim como Alimentos oriundos da Agricultura Familiar/camponesa, indígenas e quilombolas".
Sanlina Barreto Hulse - Conselho Regional de Nutricionistas (CRN)
"O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região, com jurisdição em Santa Catarina, criado pela Lei 6583/78, Decreto Lei 84.444/80 e Resolução CFN 425/08, com a finalidade de disciplinar, orientar e fiscalizar o exercício profissional do nutricionista e técnico em nutrição tem como missão: 'Valorizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício ético da profissão do nutricionista e técnico de nutrição e dietética, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da sociedade'. O CRN-10, desde 2009, ano de sua implantação, vem realizando ações que promovam saúde por meio da segurança alimentar e nutricional, nas diversas áreas de atuação do nutricionista. Dentro da Alimentação Escolar tem realizado atividades de fiscalização aos profissionais, atuado em parceria com Ministério Público Estadual e FNDE. Na alimentação escolar privada tem procurado regulamentar a presença de nutricionista nas escolas particulares, com proposta de PL na ALESC. O Conselho também participou da Comissão que discutiu a alteração da Lei Estadual das cantinas, propondo modificações para valorização da alimentação saudável nas cantinas escolares. Por todo o exposto, manifestamos a intenção de participar como representante do CAE, a fim de ampliar o alcance nas discussões de ações e estratégias em favor da promoção da qualidade da alimentação dos escolares de Santa Catarina".
Segmento Pais
Flávia Eloá Ignácio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sou mãe de criança deficiente que frequenta a escola estadual. Além de ser estudante de nutrição. Então acho muito importante fazer parte disso.
Júlie Alexandra Marcchetti Poglia
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acredito que precisamos nos envolver na sociedade e suas instancias para pode cobrar e melhorar os serviços.
Laura Aparecida Pires Silveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como mãe de aluna da rede Estadual, acho importante participar de um conselho tão relevante dentro da comunidade escolar. Pretendo contribuir da melhor forma possível.
Luciana de Freitas Silveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como mãe, moradora da periferia, e militante entendo a minha importância neste conselho para também trazer os anseios dos pais, mas também das filhas e filhos - estudantes da rede pública . Durante muito tempo tive que me afastar dos bancos escolares, e este momento pandemico reforçou em mim a compreensão que a porta de saída mais do que nunca para um futuro melhor, de qualidade e equidade para as futuras gerações é a Educação Pública!
Mais informações sobre Alimentação Escolar:
Gerência de Alimentação Escolar (GEALI) vinculada à Diretoria de Ensino
Telefone: (48) 3664 0334
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.