Desde 2013 a Secretaria de Estado da Educação (SED) fortalece a gestão democrática e os processos de participação da comunidade escolar e das instâncias colegiadas, instituindo a possibilidade da escolha do seu gestor por meio da análise de propostas de Plano de Gestão Escolar (PGE), apresentadas por profissionais da educação interessados em ocupar a função de Diretor de Unidade Escolar.
O PGE explicita metas, objetivos e ações, que evidenciam o compromisso com o acesso, a permanência, a inclusão, o percurso formativo com êxito na aprendizagem, na perspectiva da formação integral do estudante da Educação Básica e Profissional. Além de representar ainda o compromisso da gestão com a comunidade escolar e com a SED.
Escolha de PGE: Legislação/Orientações
Edital nº 1443 - Publicado DOE 08/08/19 (351 KB)
Portaria nº 1434 - Publicado DOE 08/08/19 (229 KB)
Vídeo: "Como elaborar o Plano de Gestão Escolar"
Portaria comissões 2019 - Nº 1578 -16/08/2019 (131 KB)
Comissão Regional 2019 (atualizado em 09/10/19) (182 KB)
Vídeo: Tire as dúvidas sobre os requisitos mínimos para o proponente de Plano de Gestão Escolar
Manual para Comissão Eleitoral da Escola (1.18 MB)
Vídeo de orientação para organização do Processo de Escolha de PGE na Escola
Portaria nº 1967/19 - Condutas proibidas (92 KB)
Ata da mesa de votação (16 KB)
Ata da Comissão Eleitoral - apuração dos votos (15 KB)
Formulário de interposição de recurso - Edital 1.443/2019 (19 KB)
Inscrições Homologadas - Edital 1443 (432 KB)
Inscrições não Homologadas - Edital 1443 (142 KB)
Inscrições e PGE Homologados - Edital nº 1443/2019
(869 KB)
Data das escolhas nas Escolas (Atualizado 23/10/2019) (458 KB)
Apresentação - Encontro de Gestores - 26/11/19 (9.89 MB)
Instruções para coleta dos dados do processo de escolha de PGE 2020 2023
(94 KB)
(94 KB)
Termo de Compromisso de Gestão (19 KB)
Mais informações:
Coordenação de Gestão Escolar (Diretoria de Ensino)
Telefones: (48) 3664 0154, 3664 0303, 3664 0367
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.