2020: Um ano que marcará gerações. A Pandemia do Covid-19 forçou milhares de estudantes e educadores a deixarem suas rotinas diárias, ficando em isolamento social, tendo que lidar com um cotidiano nunca antes vivenciado. Escolas, estudantes, famílias, professores, Secretarias de Educação e muitas outras instituições viram-se forçadas a criarem novos instrumentos de viabilização do “ato de educar”. E isto não está sendo uma tarefa fácil para ninguém!
Passados meses, desde o início da Pandemia, um outro cenário desafiador se apresenta: O retorno das Atividades Pedagógicas Presenciais. Em meio a todos os novos protocolos a serem entendidos e realizados, o suporte pedagógico se coloca como um elemento essencial deste processo. Sabemos que, independente da realidade ou região, todos voltaremos “diferentes” e, entender e acolher esta nova realidade é nossa grande missão.
Na perspectiva de colaborar com a retomada das Atividades Pedagógicas Presenciais e seus desafios, apresentamos um instrumento de suporte, neste processo, para todos os envolvidos: O Programa Volta ao Novo. Ele se constitui em uma série de materiais com conteúdos e propostas de ações voltadas para o autocuidado do professor e no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. Sabemos que, com a reabertura das escolas, o planejamento para retomada de conteúdos e práticas, a mitigação das lacunas de aprendizagem e a manutenção da motivação e do engajamento se tornam movimentos diários. Assim, este Programa está estruturado em 5 módulos diferentes, porém interconectados, de forma a oferecer possibilidades de atuação neste cenário de incertezas. As macrocompetências aqui trabalhadas são: 1) Resiliência Emocional; 2) Abertura ao Novo; 3) Autogestão; 4) Amabilidade; 5) Engajamento com os outros.
Cada um dos módulos elencados apresentam fundamentação teórica, um vídeo que resume a apresentação do assunto e sugestões de atividades, as quais poderão ser realizadas por estudantes e educadores, bem como com as famílias´e membros de entidades democráticas. Essas atividades são flexíveis para adaptação ao contexto educacional local. Também é importante ressaltar que, após o conhecimento e estudo desses módulos, os gestores e educadores poderão utilizar aquelas que mais respondem ao seu cenário educacional local. Esperamos contribuir para com este grande desafio que está diante de nós e, se necessário for, estaremos à disposição para suporte e apoio para todos vocês.
Desejamos um bom retorno e permanecemos em sintonia com todos os estudantes e educadores do Estado de Santa Catarina.
Conteúdo para compartilhamento:
- Informações Gerais (1.07 MB)
- Abertura
Lives |
Leituras![]() |
Reuniões![]() |
||
![]() |
![]() |
![]() |
Webconferência sobre Resiliência Emocional, dia 23/07/2020 Utilize a senha: qK7gs9^K |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Webconferência sobre Abertura ao novo, dia 06/08/2020 Utilize a senha: 4SJ@u^tZ |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Webconferência sobre Autogestão, dia 20/08/2020 Utilize a senha: Bk4rUvZ+ |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Webconferência sobre Amabilidade, dia 03/09/2020 Utilize a senha: *6@Qe?9b |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Webconferência sobre Engajamento com os outros, dia 17/09/2020 |