Partindo da necessidade de implementação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC) para toda a rede estadual de ensino, a equipe da Gerência do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação elaborou o Curso de formação continuada “O CBTC na prática - Anos Iniciais”. O CBTC é um documento norteador que apresenta o embasamento teórico-metodológico voltado para o trabalho no ensino dos componentes curriculares das diferentes áreas do conhecimento da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso, o documento aborda as competências específicas das áreas do conhecimento, como também de cada um dos componentes curriculares.
A equipe da Gerência do Ensino Fundamental percorreu de forma presencial o Estado de Santa Catarina, dividido em dezoito polos. Em cada um dos polos foi feita a divisão em dois grupos distintos: primeiro grupo atende professores alfabetizadores (1º e 2º ano) e o segundo grupo atende professores dos 3º, 4º e 5º anos, respeitando as particularidades das etapas escolares.
O presente curso tem como objetivo principal a formação continuada de todos os professores dos anos iniciais da rede estadual de ensino. No total, são 3092 professores a serem formados. O calendário da formação com datas e os respectivos polos é o seguinte:
♦ 02/5 e 03/5 - 04/5 e 05/5 = Polo SMO e Florianópolis I
♦ 09/5 e 10/5 - 11/5 e 12/5 = Polo Chapecó e Florianópolis III
♦ 16/5 e 17/5 - 18/5 e 19/5 = Polo Xanxerê e Florianópolis II
♦ 23/5 e 24/5 - 25/5 e 26/5 = Joinville
♦ 30/5 e 31/5 - 01/6 e 02/6 = Araranguá e Blumenau
♦ 06/6 e 07/6 - 08/6 e 09/6 = Itajaí e Lages
♦ 13/6 e 14/6 - 14/6 e 15/6 = Joaçaba
♦ 20/6 e 21/6 - 22/6 e 23/6 = Laguna e Rio do Sul
♦ 27/6 e 28/6 - 29/6 e 30/6 = Tubarão e Jaraguá do Sul
♦ 04/7 e 05/7 - 06/7 e 07/7 = Criciúma e Mafra
Serão abordados nesta formação o histórico das propostas curriculares do estado, culminando no CBTC, os pressupostos teórico-metodológicos do Currículo (formação integral do sujeito, percurso formativo e diversidade). Além disso, serão trabalhados com os professores, de forma integrada, a criação de estratégias pedagógicas para desenvolver as habilidades previstas no CBTC de modo interdisciplinar, a elaboração do planejamento pedagógico com base no CBTC e o planejamento anual da turma com vistas a garantir o desenvolvimento das habilidades essenciais dos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, os formadores ainda trabalharão os aspectos da avaliação de aprendizagem com referência nas habilidades trabalhadas no planejamento pedagógico.
Desse modo, a formação continuada corrobora para que os professores dos Anos Iniciais da Rede Estadual de Santa Catarina desenvolvam práticas pedagógicas, em que o planejamento, as metodologias de ensino e a avaliação sejam pautadas a partir do embasamento curricular e científico, com vistas a qualificar o processo educativo, tendo como diretrizes a implementação do CBTC na prática, as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes.
Pensar a formação continuada para o grupo de professores dos Anos Iniciais foi um grande desafio para a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, especificamente para a equipe do Ensino Fundamental (GEREF/SED). Havia muitos anos que não acontecia uma formação presencial e levando em conta, os impactos da pandemia de Coronavírus e necessidade de implementação do CBTC, a formação tornou-se o foco central de toda a equipe da GEREF/SED. Até o momento, por meio de avaliações realizadas no fim de cada encontro formativo com cada grupo, a equipe percebeu trocas de experiências, desabafos e agradecimentos pela oportunidade de aprendizagens junto aos professores de toda a rede.
Vale ressaltar que a equipe GEREF/SED teve como parceiros na execução do projeto de formação os profissionais das Coordenadorias Regionais de Educação.