Desde 2010, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vem implementando o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O principal objetivo é oportunizar ao adolescente e ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente.
Tendo esse direcionamento, o ProEMI propõe a elaboração do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) que possibilita o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
O PRC que a escola apresenta organiza ações que propõe mudanças curriculares, em relação aos conhecimentos e conteúdos, assim como metodologias inovadoras, saindo do formato tradicional, proporcionando aos jovens uma relação com o conhecimento, levando-os a formação humana integral. Para tanto, é importante que garanta no currículo as dimensões do trabalho da Ciência, da Tecnologia e da Cultura como eixos estruturantes na formação dos jovens.
Macrocampo é um campo de ação pedagógico-curricular no qual se desenvolvem atividades interativas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos e espaços e dos sujeitos envolvidos com a ação educacional. É um eixo a partir do qual se possibilita a integração curricular com o objetivo de superar a fragmentação e a hierarquização dos saberes. Os macrocampos dos PRCs têm o objetivo de dar movimento às disciplinas, superando a forma fragmentada e a falta de diálogo entre os componentes de uma mesma área de conhecimento e entre áreas.
Após a adesão ao Programa Ensino Médio Inovador as escolas elaboram periodicamente os seus Projetos de Redesenho Curricular, que, se aprovados pela SED e validados pelo Ministério da Educação, recebem apoio técnico e financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para o desenvolvimento das ações previstas no PRC.
Iniciado com 18 escolas em 2010, em 2016 são 155 unidades escolares de Ensino Médio que participam do ProEMI, com mais de 15.000 alunos atendidos.
Documentos:
- Relação de escolas que ofertam o Programa Ensino Médio Inovador em 2016 (299 KB) .
- Orientações SED - 2015 - 2016 (434 KB) Orientações: organização e funcionamento das unidades escolares de Educação Básica e Profissional da rede pública estadual, para os anos letivos 2015/2016.
- Portaria nº 971 - Instituição do Ensino Médio Inovador (49 KB) . Institui o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
- Parecer CNE CP n° 11/2009 (279 KB) - Apresenta Proposta de experiência curricular inovadora para o Ensino Médio.
- Resolução nº 2 de 30/01/2012 (136 KB) - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- Parecer CNE/CEB 05/011 (561 KB) – Trata das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.
Mais informações:
Gerência da Gestão da Educação Básica e Profissional vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual (DIGR)
Telefone: (48) 3664 0091
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.